EDUCAÇÃO E CULTURA

Crianças e adolescentes aprendem sobre patrimônio de Brasília

Parceria do Instituto Histórico e Geográfico (IHG-DF) com a Secretaria de Educação (SEE-DF) promove imersão no acervo do instituto assim como aulas de geografia e historia do DF

O acervo do museu é rico e diversificado -  (crédito:  Kayo Magalhães/CB/D.A Press)
O acervo do museu é rico e diversificado - (crédito: Kayo Magalhães/CB/D.A Press)

Uma viagem no tempo e no espaço para entender Brasília enquanto patrimônio histórico. É essa a experiência que as crianças e adolescentes da rede pública de ensino do Distrito Federal têm ao participar da imersão pela história e geografia do Distrito Federal no Instituto Histórico e Geográfico do DF (IHG-DF). O projeto "DF: Seu povo, sua história" existe há 30 anos e derivou de um acordo de cooperação entre o instituto e a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF). Ao todo, cerca de 120 mil crianças já foram atendidas pelo programa. O objetivo principal é promover o estudo e a divulgação do patrimônio, inspirando futuras gerações a respeitarem e valorizarem a herança cultural e patrimonial da capital do país.

"O acordo de cooperação com a Secretaria de Educação foi renovado em 2023. É um programa muito eficiente na colocação da história de Brasília e do incentivo ao interesse das crianças na cidade enquanto história e patrimônio nacional e mundial", declara Paulo Castelo Branco o presidente do IHG-DF no biênio 2023-2024.

"A educação patrimonial é o eixo transversal dessa atividade", destaca Denise Mota, uma das quatro docentes responsáveis pela imersão. Ao todo, o instituto conta com quatro professores, sendo dois de história e dois de geografia. As crianças têm contato com esse conhecimento que é necessário para criar identidade e sensação de pertencimento", acrescenta a professora.

Por ano, cerca de 5 mil alunos são recebidos para a imersão, que ocorre na sede do IHG-DF, localizada na quadra 703/903 Sul. Semanalmente, o instituto recebe de dois a três grupos para o curso. A maioria dos alunos recebidos são do quarto e quinto ano de escolas públicas do DF, mas o curso também é aberto para estudantes de escolas particulares, de universidades e também turistas.

  • Os professores Denise Mota e Luiz dos Reis lecionam com foco no patrimônio
    Os professores Denise Mota e Luiz dos Reis lecionam com foco no patrimônio Kayo Magalhães/CB/D.A Press
  • No museu, é possível encontrar, entre outros objetos, esculturas e indumentárias
    No museu, é possível encontrar, entre outros objetos, esculturas e indumentárias Kayo Magalhães/CB/D.A Press
  • Fotos e mapas que ilustram a história da capital estão disponíveis
    Fotos e mapas que ilustram a história da capital estão disponíveis Kayo Magalhães/CB/D.A Press
  • Objetos variados valorizam quem fez parte da história de Brasília
    Objetos variados valorizam quem fez parte da história de Brasília Kayo Magalhães/CB/D.A Press
  •  Museu do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal
    Museu do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal Kayo Magalhães/CB/D.A Press
  • Réplica da fachada da casa de Juscelino em Diamantina também pode ser encontrada no museu
    Réplica da fachada da casa de Juscelino em Diamantina também pode ser encontrada no museu Kayo Magalhães/CB/D.A Press
  • O conteúdo das aulas teóricas vão desde a Pré-História, passando pela colonização
    O conteúdo das aulas teóricas vão desde a Pré-História, passando pela colonização Kayo Magalhães/CB/D.A Press

Primeiramente, os estudantes são direcionados ao auditório no subsolo do instituto onde ocorre a parte teórica. "Na aula, são trabalhadas noções de geografia e história do Distrito Federal desde a Pré-história, mantendo no eixo os processos de transferência da capital até a inauguração de Brasília", explica a professora Denise.

Após a aula teórica, os alunos são guiados para o museu, onde é feita uma conexão do que foi trabalhado na aula com os objetos disponíveis no acervo, que conta com quadros, fotos, móveis, esculturas, vestimentas e réplicas de ambientes, como a casa de Juscelino Kubitschek em Diamantina, Minas Gerais, cidade onde nasceu.

O atendimento às crianças e adolescentes é o cerne do programa "DF: Seu povo, sua história", mas este também contempla aulas voltadas aos professores. "O curso de formação continuada acontece semestralmente e é voltado aos professores da Secretaria de Educação, mas pode ser aberto também a outros profissionais. Essa foi uma demanda que partiu dos próprios professores", ressalta o professor do IHG-DF, Luiz Gustavo Reis. "Outros profissionais, como jornalistas e turismólogos, também podem se inscrever para fazer o curso como convidados e também terão o certificado emitido", completa a professora Denise Mota.

Base curricular

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), referência obrigatória para elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas para a educação infantil, ensino fundamental e médio no Brasil, estabelece que, entre os 9 e 10 anos, a criança deve compreender o território onde vive. A BNCC também traça diretrizes referentes ao ensino sobre a história e geografia de cada unidade federativa. "O currículo do DF diz que, a partir do quarto ano, a criança já deve começar a aprender geografia e história. A maioria das crianças que recebemos são do quarto e quinto ano. Ajudamos os alunos a entenderem noções de tempo, de processos, de tudo que aconteceu e culminou na transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília e a própria noção de formação desse território", detalha a professora Denise Mota.

Melhorias

As escolas interessadas devem entrar em contato com o IHG-DF e agendar a ida dos alunos. De acordo com o secretário-geral do instituto, Hugo Studart, um dos gargalos que impedem mais grupos de participarem da imersão é o transporte dos alunos, que geralmente acontece por ônibus fretado. "Nos últimos anos, temos percebido o aumento no interesse das escolas em trazer os alunos. No entanto, nem sempre é possível fretar ônibus", lamenta Studart.

Segundo o secretário-geral, um convênio foi firmado recentemente entre o IHG-DF e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) com o objetivo de melhorar os serviços oferecidos pelo instituto. "O convênio nos dará margem para contratar mais pessoal e explorar melhor o enorme potencial do IHG-DF como difusão da história de Brasília", salientou Hugo Studart. "A parceria também nos dará a possibilidade de multiplicar ainda mais a visitação de estudantes, proporcionando transportes às escolas que não tenham condições de fretar ônibus", complementa. "Além disso, também conseguiremos contratar mais gente de forma a ampliar o atendimento aos turistas que queiram apenas conhecer o museu", finaliza.

O IGH-DF

Fundado em 3 de junho de 1960 por Juscelino Kubitschek, o Instituto Histórico e Geográfico do DF (IHG-DF) tem entre as principais finalidades discutir e divulgar a cultura brasileira, contribuindo para sua identificação e para o seu desenvolvimento; preservar memórias das tradições nacionais; agregar materiais e documentos que testemunhem os primórdios e a evolução da capital federal e mantê-los em exposição permanente; promover e realizar cursos de diferentes níveis, entre outras atribuições.

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postado em 15/07/2024 06:00
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