Brasília Design Week

Edição especial da Feira Motim terá participação do Correio; veja detalhes

Vinte fotos em formato de cartão postal, com cenas de Brasília desde os anos 1970, serão expostas no evento de arte impressa, que será realizado neste fim de semana no Museu da República

Congresso Nacional em 1º de fevereiro de 1987: um dos cartões postais que estarão expostos na feira Motim -  (crédito: Eugênio Novaes/CB/D.A Press)
Congresso Nacional em 1º de fevereiro de 1987: um dos cartões postais que estarão expostos na feira Motim - (crédito: Eugênio Novaes/CB/D.A Press)

A Motim, feira colaborativa de arte impressa, terá uma edição especial neste sábado e domingo (13 e 14/7), como parte dos eventos da Brasília Design Week — iniciativa que tem o objetivo de incentivar a inovação, novos negócios, a economia local e a cultura do design na capital federal. O evento será realizado no anexo do Museu da República, das 16h às 22h.

O Correio Braziliense participa da edição especial com uma exposição de fotos em formato de cartão postal, produzidos em parceria com a gráfica e editora Positiva. Serão 20 registros com cenas de Brasília desde os anos 1970, feitas por 14 fotógrafos colaboradores do jornal, entre eles: Zuleika de Sousa, Ed Alves, Marcus Ottoni, Luiz Marques, Lourdes Calvo, Adauto Cruz e Marcelo Ferreira. Cada foto terá 100 impressões que ficarão disponíveis para o público adquirir.

As fotografias impressas mostram os monumentos de Brasília ao longo dos anos e incluem um registro do Congresso Nacional em 1987, do Museu Catetinho em 1979, da Praça dos Três Poderes em 1986 e da Torre de TV em 1977. Há também registros mais recentes da cidade, que mostram o céu e o pôr do sol em contraste com as construções símbolos da arquitetura modernista.

Além de exaltar as características de Brasília, a exposição dos cartões postais faz parte do projeto do Correio de dar visibilidade ao acervo de imagens do jornal — que foi fundado no mesmo dia da inauguração da capital: 21 de abril de 1960. O Centro de Documentação do Correio Braziliense (Cedoc CB) tem quase 100 mil imagens catalogadas. A curadoria das fotografias impressas contou com a participação de Mauro Ribeiro e Chico Lima, os gestores e guardiões do Cedoc.

Veja alguns postais que serão expostos na feira:

  • Pôr do sol na Ponte JK em 18 de agosto de 2014
    Pôr do sol na Ponte JK em 18 de agosto de 2014 Daniel Ferreira/CB/D.A Press
  • Ponte JK em 5 de abril de 2010
    Ponte JK em 5 de abril de 2010 Cadu Gomes/CB/D.A Press
  • Catetinho em 4 de janeiro de 1979
    Catetinho em 4 de janeiro de 1979 Marcus Ottoni/CB/D.A Press

As fotografias no tamanho 15x21 centímetros foram impressas em parceria com a gráfica e editora Positiva e são boa uma opção para decoração ou recordações da capital do país — seja para guardar ou presentear alguém.

Izidro Alves Gadêlha, um dos diretores da Positiva, destaca que apesar da ampla presença do cenário digital, a arte impressa tem um grande valor agregado. "Geralmente, a pessoa não guarda só para si, mas mostra para outras pessoas. Embora o digital seja fundamental, ele não anula o impresso, ambos se complementam", diz Izidro. Para o diretor da gráfica, a exposição dos cartões postais na feira vai valorizar os autores e o próprio evento, além de realçar a beleza e importância da capital.

A Motim surgiu em 2014, em Brasília, e é a maior feira do segmento de arte impressa no Brasil. Dela participam expositores consagrados e artistas iniciantes, sendo que cerca de 50% são de outros estados. Nessa edição não haverá inscrições para expositores, pois a feira fará uma curadoria de arte, em uma dinâmica de galeria, com a participação de convidados.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 12/07/2024 11:29 / atualizado em 12/07/2024 18:11
x