Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que até 2050 uma em cada quatro pessoas terá problemas auditivos. Os motivos dessa condição estão diretamente ligados à poluição sonora, destacou Ariane Gonçalves, audiologista especializada em saúde auditiva, em entrevista ao CB.Saúde — parceria entre o Correio e a TV Brasília — desta quinta-feira (11/7). Durante entrevista às jornalistas Carmen Souza e Mila Ferreira, a especialista alertou sobre como limpar o ouvido corretamente.
-
Trânsito no Parque da Cidade terá desvio por causa de obra. Veja
-
"Ozempic baby": canetas emagrecedoras podem causar gestação inesperada?
O uso incorreto dos fones de ouvido e a falta de atenção das pessoas para os cuidados auditivos são fatores que preocupam Ariane. “Muitos vão perder a audição por conta da poluição sonora”, alertou. Ficar em locais barulhentos por muito tempo é outro fator agravante, de acordo com a audiologista, e fazer exames com frequência pode evitar problemas.
A especialista também comentou sobre os danos na audição que a limpeza incorreta do ouvido pode gerar e citou que cotonetes não foram feitos para serem colocados no ouvido. “Infelizmente, o cotonete não foi feito para limpar o ouvido, pois dessa forma você está empurrando a cera para dentro do seu ouvido. Os cotonetes servem para limpar a região externa da orelha. Se você colocá-los dentro do ouvido, acaba empurrando a cera e criando uma rolha”, observou.
Como fazer a limpeza de forma correta? “Podemos pegar a pontinha da toalha ou o dedo para tirar o excesso de cera. A cera serve como proteção. Algumas pessoas produzem mais que outras e precisam fazer uma lavagem com o especialista a cada seis ou 12 meses”, finalizou Ariane.
Veja a entrevista na íntegra
*Estagiário sob a supervisão de Márcia Machado
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br