O Aeroporto Internacional de Brasília - Presidente Juscelino Kubitschek foi eleito pelo ranking internacional AirHelp Score como o 5º melhor aeroporto no mundo em 2024, ficando atrás apenas de três aeroportos da Ásia e um da África.
O levantamento leva em conta três quesitos para escolher os melhores do mundo: pontualidade, opiniões de clientes e um tópico exclusivo para alimentação e lojas. O cálculo é feito priorizando o desempenho de pontualidade, uma vez que a pesquisa entende que é um tópico com mais peso do que a qualidade do serviço e a alimentação.
Assim, ficaram mais alto na lista aqueles aeroportos com maior pontualidade (60% da nota) e que tiveram desempenhos ótimos na qualidade do serviço (20%) e alimentação e compras (20%).
Seguindo esses critérios, o melhor aeroporto é o de Hamad, em Doha, no Catar, com uma nota de 8,52. O segundo e terceiro lugar foram ocupados, respectivamente, pelo Aeroporto da Cidade do Cabo, a África do Sul (8,5) e o Aeroporto Chubu Centrair, em Nagoya, no Japão (8,49). O quarto lugar fica com o aeroporto de Osaka, em Itami, no Japão.
O Aeroporto Internacional de Brasília ocupa a 5ª posição na lista com uma pontuação de 8,32. O outro brasileiro listado entre os 10 melhores é o Aeroporto Internacional de Belém, que ficou em 9º com 8,26.
Na lista também figuraram os aeroportos de Recife/Guararapes (14º lugar), o Aeroporto Internacional Belo Horizonte/Tancredo Neves (19º), Salgado Filho/Porto Alegre (26º), Santos Dumont/Rio de Janeiro,(40º), Afonso Pena/Curitiba (46°), Congonhas/São Paulo (57º), Guarulhos/São Paulo (59°), Viracopos/Campinas (62º), Hercílio Luz/Florianópolis (65°) e Galeão/Rio de Janeiro (67°).
O levantamento também pontuou os melhores aeroportos por região, classificando o Aeroporto de Brasília como o melhor da América Central e América do Sul.
Ao todo, 239 aeroportos de 69 países foram avaliados por 17,5 mil usuários de 64 países. O levantamento considerou os voos realizados de 1º de maio de 2023 a 30 de abril de 2024.
Veja o 10 melhores aeroportos segundo a lista:
- Aeroporto de Hamad, em Doha (Catar)
- Aeroporto da Cidade do Cabo (África do Sul)
- Aeroporto Chubu Centrair, em Nagoya (Japão)
- Aeroporto de Osaka, em Itami (Japão)
- Aeroporto de Brasília-Presidente Juscelino Kubitschek (Brasil)
- Aeroporto O.R. Tambo, em Johanesburgo (África do Sul)
- Aeroporto de Mascate (Omã)
- Aeroporto de Salt Lake City (Estados Unidos)
- Aeroporto de Belém (Brasil)
- Aeroporto de Narita, em Tóquio (Japão)
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br