Saúde

Exercícios físicos são grandes aliados do envelhecimento saudável

Caminhar, peladar, fazer musculação ou outras atividades físicas, o que importa é estar em movimento. Especialistas e atletas amadores destacam que, para envelhecer bem, se manter ativo é fundamental

 Mariangela adotou uma rotina de exercício aos 50 anos
 -  (crédito:  Kayo Magalhães/CB/D.A Press)
Mariangela adotou uma rotina de exercício aos 50 anos - (crédito: Kayo Magalhães/CB/D.A Press)

"A atividade física é boa para o cardiovascular e também para manter as articulações. É importante manter a máquina funcionando para não enferrujar." É o que garante a enfermeira aposentada Mariangela Sarmento, 74 anos. Ela conta que os exercícios fazem parte da sua rotina desde os 50 anos. Desde então, Mariangela passou a caminhar e pedalar com frequência.

A enfermeira aposentada também costuma aproveitar os equipamentos dos pontos de encontro comunitários (PEC's) para fazer alguns exercídos aeróbicos e de força. Há PECs em todas as regiões do Distrito Federal para quem quiser manter a rotina de treinos. "Gosto de fazer atividade física no ar livre, porque absorvemos essa paz da natureza. Brasília tem muitas praças e tem muita facilidade de você caminhar e ter esse contato com a natureza", diz.

Benefícios

A geriatra Marília Fasciani reforça que a prática regular de atividades físicas previne diversas doenças cardiovasculares e ajuda na manutenção das capacidades cognitivas, elementos essenciais para um envelhecer saudável. "O sedentarismo é um fator de risco para a Doença de Alzheimer e outras síndromes demenciais. Outro benefício de se exercitar é o ganho de massa muscular, fundamental para reduzir o risco de quedas e para manter a funcionalidade do corpo. Além disso, você acaba conhecendo outras pessoas e estabelecendo um círculo social, o que contribuir para a qualidade de vida na velhice", explica a especialista. 

Para o aposentado Tarcísio Florencio, 89, exercícios "é tudo". "Porque a idade, por si só, vai derrubando a resistência física das pessoas. A ginástica te dá essa oportunidade de você se desenvolver, continuar na atividade e se sentir útil", pondera. Parente de Tarcísio, o militar da reserva e pofessor de educação física Antonio Florencio revela que fazer esportes sempre fez parte sua vida. "Eu gostava de jogar voleibol e de fazer musculação, mas atualmente gosto de nadar e fazer caminhada, afinal o importante é não ficar parado. A caminhada estimula a questão da circulação e respiração, é diferente um pouco da musculação que visa fortalecer músculo", afirma.

Zenildo está de férias na capital mas não deixa de se movimentar
De férias no DF, Zenildo teve tempo para se exercitar (foto: Davi Cruz/CB/D.A Press)

O motorista Zenildo da Silva, 63, passa férias em Brasília. Ele mora em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife e, mesmo viajando, não deixa de exercitar o corpo. "Eu chego com mais energia em casa e bem mais disposto", afirma. Zenildo da Silva destaca o amor que tem por pedalar e incentiva as pessoas praticarem essa modalidade. "Gosto de andar de bicicleta desde pequeno. Comprem uma bicicleta para vocês verem. Curtir a natureza, beber uma água de coco, conhecer outras pessoas, isso é qualidade de vida", completa.

Visão boa

O oftalmologista André Seabra observa que muitas vezes pessoas mais velhas não são praticam atividades físicas porque não enxerga bem. De acordo com o médico, a maior causa de queda de idosos é a baixa visão e o uso de óculos multifocal, que traz uma dificuldade da noção de profundidade. "Para viver mais e com qualidade, é preciso ver melhor", argumenta André Seabra. 

A empresária Thelma Gonçalves, 65, concordo com o médico. Ela fez a cirurgia de catarata e conta que  facilitou bastante a prática dos exercícios físicos. "A mudança é incrível! Realmente, a cirurgia ajuda a melhorar a qualidade de vida. Agora, com a vista e as atividades, me sinto ótima, mais jovem, bem condicionada, mais animada e foi a melhor decisão que poderia ter tomado", acrescenta.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 07/07/2024 06:00
x