Brasília recebeu em 2017, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o título de Cidade Criativa do Design. Por esse motivo, a capital federal sempre é convidada a participar das conferências anuais da Rede de Cidades Criativas da Unesco. A 16ª edição desse evento termina nesta sexta-feira (5/7), em Braga, Portugal.
Representantes de 354 cidades criativas de diversos países estão em Portugal para a conferência com o tema “Trazendo a juventude à mesa para a próxima década”. O objetivo da reunião, segundo os organizadores, é promover o intercâmbio de experiências e de estratégias de desenvolvimento.
Este ano, ao país ibérico, Brasília enviou servidores da Secretaria de Relações Internacionais e da Secretaria de Turismo (Setur).
O subsecretário de Programas e Ações Integradas às Regiões Administrativas, da Setur, Franklin da Cruz Martins, disse que estão havendo entendimentos para que Brasília sedie a próxima edição da conferência. Segundo ele, até agora, o que está definido é que, em 2025, a capital receberá a reunião das 14 cidades criativas brasileiras.
Criada em 2004, a Rede de Cidades Criativas da Unesco engloba localidades reconhecidas por, ao menos, um dos sete pilares da indústria criativa e cultural: artesanato e artes folclóricas, design, cinema, gastronomia, literatura, artes midiáticas e música. A próxima edição dessa conferência internacional está marcada para 2025, e terá como sede a cidade de Querétaro, no México – outra reconhecida pelo design. O tema escolhido será “Compartilhando cidades”.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br