Cofundadora e então presidente da Associação Recicla + Brasil, Cristiane Pereira Brito morreu na terça-feira (2/7), aos 37 anos. A informação foi anunciada pelas redes sociais do grupo Recicla + Brasil. Na publicação, a associação caracteriza Cristiane como uma "grande mãe, esposa e catadora, símbolo da luta do cooperativismo".
De acordo com a Associação Recicla Mais Brasil, Cris — como era carinhosamente chamada pelos colegas — morreu por insuficiência cardíaca. "Ela estava internada há dois meses no Hospital de Base, em Brasília", contou Núbia Rodrigues, tesoureira do grupo.
Desenvolvida em 2011, na Região Administrativa do Paranoá, a Associação Recicla Mais Brasil é um grupo cooperativo de fomento a ações sustentáveis, como a destinação correta dos resíduos e iniciativas de reciclagem do lixo. Atualmente, o grupo tem contratos de coleta seletiva do lixo com diversos condomínios residenciais. De acordo com Núbia, Cristiane Brito era considerada "a base da cooperativa e da luta de catadores do DF".
- Leia também: Reciclar é mais que uma moda
Confira a publicação do grupo Recicla Mais Brasil:
Ver essa foto no Instagram
Solidariedade
A Associação Recicla Mais Brasil solicita doações para que a família de Cristiane possa fazer o velório da catadora. "A família de Cris é de condição humilde e, infelizmente, não possui recursos para proporcionar um funeral digno", escreveu o grupo.
As doações podem ser feitas para a Associação Recicla Mais Brasil, por meio do pix: chave CNPJ: 23.583.083/0001-94. Também é possível doa através do link: https://link.mercadopago.com.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br