O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), defendeu, ontem, a aprovação do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB), que será votado amanhã na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O chefe do Executivo disse que trabalhará para "não deixar que sete deputados de oposição atrapalhem". A declaração foi feita na solenidade de sanção do Projeto de Lei do programa Morar DF, no Palácio do Buriti. O PPCUB pretende manter as normas de preservação da capital federal sem prejudicar seu desenvolvimento urbano. Ele inclui mecanismos de proteção do patrimônio, regras de uso e ocupação do solo e diretrizes para o desenvolvimento, além de qualificação, modernização e complementação sustentável do conjunto urbano da região.
"(O PPCUB) é um projeto de suma importância para o DF. Não podemos esquecer que essa legislação traz modernidade para o Distrito Federal, é um projeto que já está mais do que amadurecido", afirmou Ibaneis. "Temos interesse, vontade e base dentro da Câmara Legislativa. Vamos trabalhar para a aprovação do PPCUB nesta semana. Não vamos deixar que sete deputados (distritais) de oposição atrapalhem este projeto", destacou. "Eles, mais uma vez, querem o atraso no Distrito Federal. E nós não podemos trabalhar com o atraso, nós temos que trabalhar com o desenvolvimento sustentável da cidade", acrescentou.
Parlamentares de oposição, por sua vez, têm feito ponderações ao projeto. Fábio Félix (PSol), por exemplo, diz que a preservação "não pode se limitar a diretrizes, precisa de medidas concretas".
Habitação
Ontem, Ibaneis sancionou o Projeto de Lei nº 1092/2024. A iniciativa institui o programa Morar DF e cria um subsídio de R$ 15 mil para ajudar famílias e pessoas em situação de rua com renda bruta de até cinco salários mínimos a comprar um imóvel.
Segundo o governador, neste ano, serão investidos no Morar DF R$ 110 milhões, financiados pelo GDF e emendas parlamentares distritais e federais. Esse montante deverá beneficiar cerca de 10 mil famílias. Outra ação do Palácio do Buriti para fortalecer a gestão pública na oferta de moradias populares foi a publicação no Diário Oficial do DF da contratação de 59 concursados da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab).
Saiba Mais
-
Cidades DF "Pedido do crime": dupla é presa por encomendar vape e drogas pelos Correios
-
Cidades DF Corpo de jovem desaparecido é encontrado em decomposição no DF
-
Cidades DF Justiça converte em preventiva prisão de feminicida que matou mulher a facadas
-
Cidades DF Defensoria promove palestras gratuitas sobre o Novo Código Civil Brasileiro
-
Cidades DF Inteligência Artificial pode auxiliar promotores de todo o país