Quadrilha Junina

Formiga da Roça embarca no Aeroporto de Brasília rumo a Campina Grande

O grupo viajou com 90 pessoas, entre brincantes e produção, e irá se apresentar nesta sexta-feira (28/6), na cidade do forró

Quadrilha Formiga da Roça no Aeroporto Internacional de Brasília.  -  (crédito: André Vinícius / CB)
Quadrilha Formiga da Roça no Aeroporto Internacional de Brasília. - (crédito: André Vinícius / CB)

A quadrilha Formiga da Roça, atual campeã de Brasília pela Liga de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e entorno (Linqdfe), representará Brasília no circuito do São João de Campina Grande (PB), que divide o título de “Maior São João do Mundo” com a cidade de Caruaru (PE). O grupo de São Sebastião embarcou na noite desta quinta-feira (27/6) no Aeroporto de Brasília com destino a João Pessoa. De lá, seguirão para a cidade do forró. Cerca de 90 pessoas, entre brincantes e produção, devem se apresentar duas vezes: a primeira, na noite desta sexta-feira (28/6) no Parque do Povo, na Pirâmide Jackson do Pandeiro, e a segunda no sábado (29/6), no quadrilhódromo, nova estrutura montada pela organização do evento. 

O presidente da Formiga, Patrese Ricardo, explicou que a ida do grupo a Campina Grande faz parte do projeto “Conexão Cultura DF”, que promove o intercâmbio cultural entre os grupos de cultura popular. “Nós fizemos a inscrição através da plataforma do Projeto de Incentivo do Fundo de Apoio à Cultura e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF e conseguimos ser contemplados com a pontuação máxima. Nós conseguimos, fomos persistentes, foram cinco dias virando madrugada para conseguir a documentação desse pessoal para participar desse programa de suma importância para a cultura do Distrito Federal. É o maior programa de incentivo cultural que temos no Brasil”.

No projeto, foram contemplados 45 integrantes com custeio de passagens, hospedagens e alimentação, mas o grupo vai com 90 no total. O restante, segundo Patrese, se mobilizou com rifas e ajudas de amigos e familiares no custeio das passagens. “Nós tivemos 35 integrantes que se dedicaram vendendo lanches e outras atividades para comprar as passagens e conseguirmos ir com um grupo maior. Foi uma correria, mas estamos todos aqui, ansiosos para representar a alegria do Distrito Federal”, disse. Além de se apresentar em Campina Grande, o grupo participará de intercâmbios culturais e fará um roteiro por pontos turísticos e históricos da Paraíba. “Estamos com a expectativa de mostrar um pouquinho da nossa cultura e fazer esse intercâmbio com os grupos de lá do Nordeste e de outras regiões do Brasil que vão participar do festival”, acrescentou Patrese.

Mala da quadrilheira da Formiga da Roça, de São Sebastião, no Aeroporto de Brasília.
Mala da quadrilheira da Formiga da Roça, de São Sebastião, no Aeroporto de Brasília. (foto: André Vinicius / CB)

Viajando de avião pela primeira vez 

A quadrilheira Zildene Bispo Amorim não conseguiu disfarçar o nervosismo em viajar pela primeira vez de avião. “Minhas mãos estão geladas. É uma mistura de ansiedade com animação. Estou com muitas expectativas boas. Muito orgulho de representar Brasília em outro estado.”

O quadrilheiro Gabriel Feliciano também está viajando de avião pela primeira vez e promete ensinar aos brincantes paraibanos como se dança a Arriúna, patrimônio das quadrilhas de Brasília. “Agradeço muito por tudo isso que estou vivendo. A expectativa tá grande. A Formiga é conhecida no Brasil inteiro e poder representá-la no Maior São João do Mundo é algo incrível. Sobre a Arriúna, não tem como ser do Distrito Federal e não saber dançar a Arriúna. Como é da cultura de Brasília, a gente tem que saber e lá eu quero ensinar também. É o nosso orgulho”, reforçou o brincante que entrou na Formiga por indicação de amigos.

 Circuito Ceilandia quadrilha Formiga da Roça, atual campeã da liga de quadrilhas.
Circuito Ceilandia quadrilha Formiga da Roça, atual campeã da liga de quadrilhas. (foto: Marcelo Cândido / Linqdfe)

Atual campeã do DF 

A Formiga é a atual campeã do Distrito Federal e vice-campeã nacional pela Confederação Brasileira de Entidades Juninas (Confebraq). Este ano, o grupo apresenta o espetáculo “Ser-tão: um clássico em forma de cordel”, que adapta o clássico do Mágico de Oz ao universo cheio de magia e berço da arte, o Sertão brasileiro. “Eu estou radiante. Estar com a Formiga vivendo este momento é um grande sonho. Eu estou bastante nervoso e ao mesmo tempo alegre”, revelou o brincante Jonas Fonseca.

 

 

 

  • Mala da quadrilheira da Formiga da Roça, de São Sebastião, no Aeroporto de Brasília.
    Mala da quadrilheira da Formiga da Roça, de São Sebastião, no Aeroporto de Brasília. Foto: André Vinicius / CB
  • Formiga da Roça durante apresentação no último domingo (26/5)
    Formiga da Roça durante apresentação no último domingo (26/5) Foto: Samuel Calado/CB
  •  Circuito Ceilandia quadrilha Formiga da Roça, atual campeã da liga de quadrilhas.
    Circuito Ceilandia quadrilha Formiga da Roça, atual campeã da liga de quadrilhas. Foto: Marcelo Cândido / Linqdfe
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 27/06/2024 20:14 / atualizado em 27/06/2024 20:19
x