O céu de Brasília amanheceu claro e com pouca nebulosidade nesta terça-feira (18/6). Mas não se engane com o solzinho da manhã, pois o frio deve permanecer até o fim do inverno, que começa na próxima quinta (20). A expectativa é que, com a chegada da estação, os termômetros registrem temperaturas ainda mais baixas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Devido às poucas nuvens, o aquecimento será rápido e o brasiliense terá tardes mais quentes e com ventos moderados. Típica no outono, a baixa umidade relativa do ar pode chegar à mínima de 25% no Distrito Federal. Por falar na bendita umidade, vale destacar que a região está sob alerta amarelo, que indica perigo potencial neste tempo seco.
Segundo Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, a temperatura mínima foi de 9ºC, na estação de Águas Emendadas, em Planaltina; a máxima deve chegar aos 28ºC, enquanto a umidade terá máxima de 90%, porém, sem previsão de chuvas. No Plano Piloto, a mínima foi de 15ºC e máxima deve bater os 26ºC. Já a umidade fica entre 25% e 70%. Para o restante da semana, espera-se pouca variação. Na segunda (17), o DF registrou a menor temperatura do ano, 7,5°C.
Cuidados
Devido à baixa umidade, vale tomar alguns cuidados para evitar problemas de saúde: manter boa hidratação; umidecer periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico, utilizar umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade; manter adequada limpeza dos ambientes; e dar preferência a refeições leves. Além disso, atente-se à atitudes que possam provocar queimadas no cerrado.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br