GDF

"Não vamos deixar que oposição atrapalhe", diz Ibaneis sobre PPCUB

Plano está em discussão na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Governador defende que o projeto "já está mais do que amadurecido"

Em agenda pública, Ibaneis Rocha defende aprovação do PPCUB  -  (crédito:  Renato Alves/Agência Brasília.)
Em agenda pública, Ibaneis Rocha defende aprovação do PPCUB - (crédito: Renato Alves/Agência Brasília.)

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), defendeu, na manhã desta segunda-feira (17/6), a aprovação do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB), que está em discussão na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O chefe do Executivo disse vai trabalhar para "não deixar que sete deputados de oposição atrapalhem esse projeto". A declaração foi feita na solenidade de sanção do Projeto de Lei do programa Morar DF, na manhã desta segunda-feira (17/6) no Palácio do Buriti.

"É um projeto de suma importância para o DF. Não podemos esquecer que essa legislação traz modernidade para o Distrito Federal, é um projeto que já está mais do que amadurecido", afirmou Ibaneis. "Temos interesse, vontade e base dentro da Câmara Legislativa. Vamos trabalhar para a aprovação do PPCUB nesta semana. Não vamos deixar que sete deputados de oposição atrapalhem esse projeto", completou. "Eles mais uma vez querem o atraso no Distrito Federal. E nós não podemos trabalhar com o atraso, nós temos que trabalhar com o desenvolvimento sustentável da cidade", acrescentou.

Ibaneis Rocha lembrou que o PPCUB já foi discutido em várias frentes. "O projeto foi discutido com a sociedade, com o Iphan, com o setor produtivo, foi apresentado à sociedade através de diversas audiências públicas. O projeto está maduro para ser aprovado. A gente conta com a união de toda a base. Temos 18 deputados, 17 na pior das hipóteses. Temos toda condição de aprovar esse projeto com toda tranquilidade", finalizou.

Resistência da oposição

No primeiro debate sobre o PPCUB na CLDF, deputados da oposição apresentaram resistência ao projeto. Fábio Félix (PSol) afirmou que a preservação “não pode se limitar a diretrizes, precisa de medidas concretas”. Gabriel Magno (PT) conclamou os colegas a formularem, na forma de emenda, um capítulo específico sobre a preservação da área tombada de Brasília. “Ser patrimônio não coloca a cidade contra o desenvolvimento”, considerou. 

PPCUB

O PPCUB é um instrumento regulatório que planeja todas as normas para a preservação e o desenvolvimento urbano de Brasília. Ele inclui mecanismos de proteção do patrimônio, regras de uso e ocupação do solo e estabelece diretrizes para o desenvolvimento, qualificação, modernização e complementação sustentável do conjunto urbano da capital.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 17/06/2024 12:52 / atualizado em 17/06/2024 15:34
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação