NOMEAÇÃO

GDF nomeia mais de 3 mil professores, pedagogos e gestores

É o maior chamamento de professores, de uma única vez, da história do GDF. Nomeados têm até 30 dias para tomar posse e mais cinco dias para entrar em exercício

 10/02/2023 Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Cidades. Ultimos preparativos - Organização nas Escolas Publicas. CEF 01 do Cruzeiro Velho.  -  (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
10/02/2023 Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Cidades. Ultimos preparativos - Organização nas Escolas Publicas. CEF 01 do Cruzeiro Velho. - (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

Nesta sexta-feira (14/6), a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) nomeou 3,4 mil servidores que prestaram o último concurso para a pasta em 2022. São 3.104 vagas para professores da Educação Básica, 74 vagas para pedagogos, na função de orientadores educacionais, e 253 vagas de gestores de Política Pública e Gestão Educacional. Em menos de um ano, todas as vagas previstas no concurso, incluindo as do cadastro de reserva, foram nomeadas. É o maior chamamento de professores, de uma única vez, da história do Governo do Distrito Federal (GDF).

O governador Ibaneis Rocha (MDB) destacou que, somente na Educação, foram quase 12 mil chamamentos desde janeiro de 2019. "Esperamos ter um impacto muito positivo com essas noemações", declarou. Recebido com reverência pelos profissionais, o chefe do Executivo local celebrou as nomeações e ressaltou que os investimentos em educação têm sido constantes.

"Temos feito um grande investimento, desde na primeira infância, com a abertura de vagas, criação do Cartão Creche, do Cartão Material Escolar. Quase todas as escolas foram reformadas e teremos mais de 50 escolas entregues à sociedade. Nós temos aí a construção de vários Centros de Educação da Primeira Infância (Cepis), o que fez diminuir também a quantidade de vagas que faltavam", detalhou.

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, garantiu que todas as áreas de conhecimento serão contempladas, desde os anos iniciais até o ensino médio. "Muitos desses profissionais já atuavam em sala de aula por contratos temporários. Então, a tranquilidade de se tornar é um professor efetivo é levada também para a sala", comentou. Questionada sobre as regiões administrativas que mais demandam profissionais, a chefe da pasta citou Ceilândia, São Sebastião, Paranoá e Santa Maria. 

Os nomeados têm até 30 dias para tomar posse e mais cinco dias para entrar em exercício. Os professores serão distribuídos entre as mais de 800 unidades escolares da rede pública de ensino e nas 14 coordenações regionais de ensino.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 14/06/2024 10:37 / atualizado em 14/06/2024 14:07
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação