Roubo

Clientes da Caesb recebem cobrança ilegal de golpistas na internet

O alerta é referente a golpes aplicados por sites piratas que fazem cobranças ilegais

Conta de água será reajustada em 9,88% a partir de 1° de junho -  (crédito: Cristiano Carvalho/Caesb)
Conta de água será reajustada em 9,88% a partir de 1° de junho - (crédito: Cristiano Carvalho/Caesb)

Golpes contra clientes da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) estão sendo realizados na internet por meio de sites piratas com endereços e layouts semelhantes ao portal oficial da empresa. Recentemente, dois casos foram reportados à Ouvidoria da Caesb. Em ambos, os clientes buscavam pela internet a segunda via da conta de água e acabaram sendo direcionados para sites falsos, muito parecidos com o site oficial da companhia. 

Em um dos casos, o cliente acessou um site pirata, recebeu a segunda via da conta de água e pagou R$ 132 pelo boleto gerado. Já na outra ocorrência, o cliente percebeu a tentativa de golpe ao notar que o endereço do portal não correspondia ao divulgado pela Caesb, e relatou o incidente. A empresa denunciou os sites piratas ao Google, que retirou os falsos portais do ar e orientou as vítimas a registrarem um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil.

A Caesb informa que está intensificando o alerta contra golpistas, principalmente com a prorrogação da campanha para clientes que desejam liquidar dívidas com a empresa. Pelo Programa Caesb Negocia, a companhia oferece um desconto de 99% sobre os juros da conta de água ou multas por impedimento de cobrança. A oferta é válida para dívidas contraídas até 15 de janeiro de 2024, e o prazo de adesão termina no próximo dia 30.

A companhia reforça que seu único site oficial é www.caesb.df.gov.br e que qualquer outro endereço não deve ser acessado pelos clientes. A Caesb também alerta que antes de realizar qualquer pagamento, os usuários devem verificar cuidadosamente quem é o beneficiário, e que não utiliza assessorias de cobrança para intermediar suas relações com os clientes,  todos os pagamentos são feitos diretamente para a empresa.

*Com informações da Caesb 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 12/06/2024 19:12 / atualizado em 12/06/2024 19:12
x