Coração humano foi levado pelo helicóptero do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), na tarde deste domingo (2/6), com destino a mais um transplante no DF.
O Sentinela, como é apelidada a aeronave do Detran, realizou o transporte do órgão, o 11º feito pela equipe da Unidade de Operações Aéreas (Uopa) neste ano. Um fígado foi levado no mesmo voo.
Os órgãos vieram da cidade de Sinop (MT) e foram transportados pela Força Aérea Brasileira (FAB), chegando em Brasília por volta de 15h40. Da Base Aérea ao Hospital das Forças Armadas (HFA), o traslado ficou a cargo da equipe da aeronave Sentinela, composta pelos pilotos Ricardo Timóteo e Ramon Chagas, o operador aerotático Mário César e pelo operador de saúde Pablo Rangel.
De acordo com o Detran, a parceria entre o órgão e a Central Estadual de Transplantes existe há nove anos, proporcionando a agilidade necessária para o transporte de órgãos.
Desde 2015, o Detran-DF encaminhou 68 corações, dos quais 11 ocorreram em 2023 e 11 em 2024.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br