Aniversário de Taguatinga

Mercado Norte: Pastelaria Dois Irmãos já atendeu quatro gerações de fregueses

A pastelaria Dois Irmãos recebe a terceira e quarta gerações de fregueses. Uma história de afeto e de qualidade gastronômica

Os irmãos Ildeu (com boné) e Olinto José Barbosa abriram a pastelaria em 1968 -  (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Os irmãos Ildeu (com boné) e Olinto José Barbosa abriram a pastelaria em 1968 - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

No tradicional Mercado Norte, a fachada da pastelaria Dois Irmãos revela a ligação com a cidade: "aberto desde 1968". O comércio abriga muitas histórias. Pioneira na gastronomia da cidade, a pastelaria alimenta, hoje, netos e bisnetos da primeira geração de clientes que iam consumir no local.

Os irmãos responsáveis pelo comércio, Olinto Barbosa e Ildeu José Barbosa, saíram do município de Presidente Olegário, em Minas Gerais, para buscar uma nova vida na capital que, à época, havia acabado de ser inaugurada. Inicialmente, vendiam os lanches nas feiras ambulantes de Taguatinga, como na Praça do Bicalho, na Praça do DI e na praça da QNG 40 — com o carrinho de madeira, andavam pela região de um lado para o outro. 

Em julho de 1968, juntaram todas as economias para conseguir adquirir três boxes no Mercado Norte. O investimento deu certo e passaram a servir, além dos pastéis, bistecas, bolinhos de carne, mandioca frita e, claro, o famoso caldo de cana que até hoje seduz os clientes. À reportagem, Ildeu conta que os elogios sempre estiveram presentes "quase todo mundo que chega, fala que é o melhor pastel Brasil, mas o objetivo da gente é deixar cada vez melhor", diz. 

Gerações

Diariamente, muitos clientes visitam o local. O proprietário explicou que os clientes são fiéis e que há aqueles que, inclusive, voltam ao local, mesmo após anos morando em outros estados ou até no exterior. Além de fidelizar quem saboreia, essa paixão é passada de geração a geração. "Quase todo mundo que vem fala: 'Minha mãe me trazia antigamente e, hoje, eu estou trazendo meus netos", diz orgulhoso. 

"É muito bonito ver isso, a gente fica empolgado, porque isso significa que provavelmente a gente está atendendo bem, senão eles não voltavam", afirma. Na loja há mais de 20 sabores de pastéis disponíveis para que os clientes possam provar. Aos fregueses assíduos, os sabores possibilitam uma viagem no tempo por meio do paladar. 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 05/06/2024 04:00
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação