Na manhã deste domingo (26/5), no Eixão do Lazer, a Secretaria de Saúde (SES-DF), por meio da Coordenação de Políticas de Aleitamento Materno, promove uma caminhada com mães e bebês em prol da doação de leite materno. A partida seré às 9h, na altura da 108 Norte.
De acordo com a SES, embora os Bancos de Leite Humano (BLH) do Distrito Federal sejam referência nacional, os estoques da capital costumam apresentar queda no início e no fim do ano. Em 2024, houve redução após o período de férias e o carnaval.
A secretaria informa que qualquer mãe pode ser uma doadora, basta estar em boas condições de saúde, amamentando ou ordenhando. O cadastro pode ser feito pelo telefone 160 (opção 4), no site Amamenta Brasília ou em algum dos bancos e postos de coleta de leite humano do DF — que podem ser consultados na mesma página.
O leite materno é completo para o recém-nascido, uma vez que é rico em nutrientes e em agentes imunobiológicos que protegem contra várias doenças. Em crianças menores de 5 anos, o alimento é capaz de reduzir em até 13% as mortes evitáveis nessa faixa etária.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br