Nesta quarta-feira (22/5), Brasília completa 29 dias sem registro de chuva, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nas estações meteorológicas de Águas Emendadas (na região administrativa de Planaltina), Gama e Paranoá não houve precipitação nos últimos 39 dias. Na região de Brazlândia já são 40 dias sem chover. E daqui para frente, não haverá muitas mudanças nas condições temporais, adianta o meteorologista Olivio Bahia.
"Não chegamos a bater a média estatística de chuva para o mês de maio, 26 mm, o que já é considerado pouco. Como de maio a setembro sentimos o período da seca, em junho a média já cai drasticamente: são esperados, apenas, 3,3 mm de chuva no mês", destaca o especialista.
Hoje, a temperatura mínima registrada pela manhã foi de 14°C, no Gama, de acordo com o Inmet. À tarde, as temperaturas sobem em torno de 29 até 30°C. A umidade máxima chegou a 85% pela manhã, mas à tarde, como a população pode sentir, à medida que esquenta, a umidade diminui, e pode chegar a 30%.
Os efeitos da baixa umidade já são perceptíveis. "Devido à secura em Brasília, se olharmos para o horizonte, no amanhecer, dá para enxergar uma névoa seca, essa manchinha acinzentada que, de forma geral, são poluentes que ficam na atmosfera em grande concentração", observa Olivio.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br