REAJUSTE ANUAL

Conta de água fica mais cara no DF a partir de 1° de junho

Reajuste Tarifário Anual de 9,88% foi aprovado pela Adasa e publicado no Diário Oficial do DF em 29 de abril

Conta de água será reajustada em 9,88% a partir de 1° de junho -  (crédito: Cristiano Carvalho/Caesb)
Conta de água será reajustada em 9,88% a partir de 1° de junho - (crédito: Cristiano Carvalho/Caesb)

A partir do dia 1° de junho começa a valer ao reajuste tarifário anual na conta de água dos moradores do Distrito Federal. O reajuste será de 9,88% e vale de 1° de junho de 2024 a 31 de maio de 2025. 

A medida aprovada pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) com base nos termos do contrato firmado entre a agência e a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e publicada no Diário Oficial do Distrito Federal no dia 29 de abril de 2024.

O superintendente de Estudos Econômicos e Financeiros substituto da Adasa, Diogo Ferreira, explica que as revisões tarifárias são realizadas a cada quatro anos e têm como objetivo reavaliar os custos da companhia reconhecendo na tarifa apenas os custos considerados eficientes pela Adasa. “A Isso incentiva a Caesb a buscar maior eficiência, reduzir custos e, consequentemente, beneficiar o consumidor sem comprometer a qualidade do serviço prestado”, explica. 

Já o reajuste tarifário é realizado anualmente para recompor o poder de compra da concessionária com base na inflação. “É uma cesta de índices que atualiza anualmente o valor da tarifa para recompor as perdas inflacionárias. Com o aumento de 9,88% nas tarifas, um pagamento de R$100,00, por exemplo, a partir de 1º de junho de 2024, passará a ser de R$109,88", afirma Diogo Ferreira.

 Com informações da Adasa

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 21/05/2024 09:21
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação