adoção

Animais resgatados no Rio Grande do Sul são adotados em Brasília

Vinte e cinco cães vieram à capital para conhecer seus novos tutores. Maioria são idosos que viviam em situação de abandono

Mais de 30 animais resgatados no Rio Grande do Sul serão recebidos em Brasília. Os pets foram adotados e serão levados para algumas famílias do DF, em parceria com ONGs e protetores -  (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
Mais de 30 animais resgatados no Rio Grande do Sul serão recebidos em Brasília. Os pets foram adotados e serão levados para algumas famílias do DF, em parceria com ONGs e protetores - (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

Emoção e ansiedade marcaram a chegada de 25 cães do Rio Grande do Sul em Brasília, na manhã desta segunda-feira (20/5). Após viajarem quase 30 horas de van, eles se encontraram com seus tutores, que já haviam feito um cadastro prévio para a adoção, e irão para seus novos lares. Nesta tarde, doze filhotes pousarão na base aérea da Força Aérea Brasileira (FAB). 

Os animais chegaram às 8h e foram recebidos na Torre de TV. Muitos estavam assustados e relutavam em sair de suas caixas de transporte. Meia hora antes, alguns tutores já os aguardavam. Uma delas era Darci Mello, 76 anos, que recebeu de uma colega o anúncio de que os cães estavam disponíveis para adoção. "Tive muitos cachorros ao longo da vida. Quando perdi minha última cadela, fiquei com receio de adotar outros animais. Mas vi a foto dele e não resisti. Será Moisés", contou a professora aposentada, que pretende levá-lo ao veterinário ainda nesta segunda para fazer um check-up. 

 20/05/2024 Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Cidades Mais de 30 animais resgatados no Rio Grande do Sul serão recebidos em Brasília. Adoção encaminhada para algumas famílias do DF, em parceria com ONGs e protetores.
Darci Mello adotou Moisés, que vai fazer um check-up no veterinário para garantir bem-estar e saúde (foto: Ed Alves/CB/DA.Press)

A nutricionista Larissa Reis, 37, não segurou a emoção quando Plínio desceu da van e foi para seus braços. Sensibilizada com a situação dos animais, não pensou duas vezes e preencheu o formulário on-line para a adoção. Plínio, como será chamado o vira-latinha, terá, como irmãos, três gatos e dois cães. "Ele já fez o exame de sangue para verificar se tem alguma doença e, chegando em casa, tomará um banho e irá descansar. Quis um pet idoso, justamente porque costumam ser deixados de lado na hora das adoções", explicou a moradora do Núcleo Bandeirante.

Campanha nacional

Muitos desses animais foram abandonados na tragédia da enchentes do Rio Grande do Sul. São cegos, doentes ou de idade mais avançada. A vinda deles faz parte de uma campanha nacional de adoção realizada por três deputados federais da bancada animal, que viabilizaram o transporte: Fred Costa (PRD/MG), Bruno Lima (PP/SP), Marcelo Queiroz (PP/RJ). 

Com a mobilização em todo o país, seis mil pessoas já realizaram o cadastro para adotar os animais, que também incluem gatos. Brasília é o primeiro lugar em que os pets chegaram e, na próxima semana, é esperada mais uma leva. São Paulo e Belo Horizonte são os próximos destinos. A orientação da adestradora Thaís Rodrigues, 37, do centro de treinamento e lazer Fantástico Mundo Cão, é que os tutores sejam pacientes com a adaptação dos amigos de quatro patas

 20/05/2024 Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Cidades Mais de 30 animais resgatados no Rio Grande do Sul serão recebidos em Brasília. Adoção encaminhada para algumas famílias do DF, em parceria com ONGs e protetores.
Larissa Reis adotou Plínio, um vira-lata idoso que desceu da van direto para seus braços (foto: Ed Alves/CB/DA.Press)

"Os cães chegam visivelmente assustados e estressados, pois saíram de uma situação de caos. O ideal é que tomem banho logo que chagarem em casa e que sejam colocados em lugares seguros para começarem a entender a rotina dos moradores do novo lar. Entrar com petiscos e outros mimos pode ser positivo para que eles associem a presença dos tutores a coisas boas e prazerosas", explicou. 

Quem tiver interesse em adotar, pode acessar a página Adote um pet do RS, no qual há um formulário para cadastro e um link para entrar em um grupo do WhatsApp, onde terão maiores informações. 

 20/05/2024 Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Cidades Mais de 30 animais resgatados no Rio Grande do Sul serão recebidos em Brasília. Adoção encaminhada para algumas famílias do DF, em parceria com ONGs e protetores.
Os animais chegaram em caixas de transporte e já têm adotantes (foto: Ed Alves/CB/DA.Press)

  • Larissa Reis adotou Plínio, um vira-lata idoso que desceu da van direto para seus braços
    Larissa Reis adotou Plínio, um vira-lata idoso que desceu da van direto para seus braços Foto: Ed Alves/CB/DA.Press
  • Os animais chegaram em caixas de transporte e já têm adotantes
    Os animais chegaram em caixas de transporte e já têm adotantes Foto: Ed Alves/CB/DA.Press
  • Darci Mello adotou Moisés, que vai fazer um check-up no veterinário para garantir bem-estar e saúde
    Darci Mello adotou Moisés, que vai fazer um check-up no veterinário para garantir bem-estar e saúde Foto: Ed Alves/CB/DA.Press
  •  20/05/2024 Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Cidades Mais de 30 animais resgatados no Rio Grande do Sul ser..o recebidos em Bras..lia. Ado....o encaminhada para algumas fam..lias do DF, em parceria com ONGs e protetores. ..
    20/05/2024 Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Cidades Mais de 30 animais resgatados no Rio Grande do Sul ser..o recebidos em Bras..lia. Ado....o encaminhada para algumas fam..lias do DF, em parceria com ONGs e protetores. .. Foto: Ed Alves/CB/DA.Press. Cidades Mais de 30 animais resgatados no Rio Grande do Sul ser..o recebidos em Bras..lia. Ado....o encaminhada para algumas fam..lias do DF, em parceria com ONGs e protetores. ..
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 20/05/2024 11:22 / atualizado em 20/05/2024 14:47
x