Pirenópolis, cidade localizada em Goiás, iniciou neste domingo (19/5) as Cavalhadas, evento tradicional que representa uma batalha mediavel entre cristãos e mouros. A festa ocorre durante três dias e faz parte da programação da Festa do Divino Espírito Santo, realizada durante o mês de maio.
A primeira edição das Cavalhadas ocorreu em 1826. Durante a festa, o público assiste uma encenação das batalhas que ocorreram durante a ocupação moura na Península Ibérica, entre os séculos IX e XV.
O teatro é composto por dois exércitos, com 12 cavaleiros cada. Os personagens aparecem montados em cavalos e usando armaduras nas cores dourado e prata. A festa também conta com os mascarados, que são pessoas fantasiadas com roupas coloridas, máscaras, luvas e botas.
A abertura das Cavalhadas foi na tarde deste domingo (19). O governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) esteve presente, ao lado da primeira-dama, Gracinha Caiado; vice-governador, Daniel Vilela (MDB-GO); e da secretária de Cultura de Goiás, Yara Nunes.
- Voluntários se emocionam em missão humanitária no Rio Grande do Sul
- Último dia de Pentecostes reúne fiéis neste domingo (19), no Taguaparque
"Nós estamos investindo para valer, mantendo a nossa história, tradição e cultura. Quantos municípios não tinham condições de continuar as Cavalhadas? Tinham 11 cidades com a estrutura mais ou menos. Os cavaleiros sem condições, toda a estrutura desajustada. Nós entramos e fomos trabalhando cada dia mais. Hoje temos 15 cidades resgatando essa história", disse Caiado.
Aumento do turismo na cidade
Anualmente, Pirenópolis recebe cerca de 1 milhão de turistas de todo o país. Durante as Cavalhadas, mais de 25 mil pessoas vão até a cidade para acompanhar a festa, a maioria dos estados de Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
"A Festa do Divino Espírito Santo acontece há 206 anos, com muita tradição. É um período que movimenta bastante a cidade, com visitantes de todo o Brasil. Isso fortalece a nossa cultura e a economia", aponta o secretário de Turismo de Pirenópolis, Sérgio Marcos Rady.
Programação dos últimos dias da Festa do Divino Espírito Santo
20 de maio - (segunda-feira)
8h - Reinado de Nossa Senhora do Rosário – Cortejo conduzindo o Rei e Rainha de suas residências até a Igreja Matriz, acompanhados pela Banda de Couro.
9h - Missa na Igreja Matriz.
10h - Cortejo conduzindo os reis de volta às suas residências.
13h - 2° dia de Cavalhadas (batismo dos Mouros).
21 de maio - (terça-feira)
8h - Juizado de São Benedito - Cortejo conduzindo os juízes de são Benedito até a Igreja Matriz, acompanhados pela Banda de Couro.
9h - Missa na Igreja Matriz.
10h - Cortejo conduzindo os juízes de São Benedito até as suas residências.
13h - 3° e último dia de Cavalhadas (confraternização entre Mouros e Cristãos). Após o espetáculo os Cavaleiros seguem até a porta da Igreja do Bonfim para a oração final de agradecimento e a última salva de tiros.
30 de maio - (Corpus Christi)
19h - Missa e entrega da Coroa com posse do Novo Imperador na Igreja Matriz.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br