doação de sangue

PMs fazem mutirão para doar sangue no Hemocentro; estoques estão baixos

O estoque de O positivo está crítico. Os tipos O negativo, AB negativo, B negativo e A negativo estão com estoque baixo

Um grupo de 74 policiais militares organizaram um mutirão de doação de sangue para incentivar a população a doar -  (crédito: PM/Divulgação)
Um grupo de 74 policiais militares organizaram um mutirão de doação de sangue para incentivar a população a doar - (crédito: PM/Divulgação)

Com o objetivo de abastecer os estoques do Hemocentro de Brasília e incentivar a população, 90 policiais militares da Academia de Polícia Militar vão doar sangue nesta segunda-feira (13/5). As doações ocorrerão ao longo do dia conforme a agenda estabelecida junto ao Hemocentro de Brasília. Em 20 de maio, outros 75 policiais farão nova doação. "Depois continuaremos com mais policiais", pontua a corporação.

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) explicou que longo do mês de maio os estoques de sangue apresentaram melhora devido ao aumento no número de doações, com média diária 233 coletas. No entanto, Hemocentro está em situação de recuperação da demanda por hemocomponentes.

"Atualmente, o estoque de O positivo está crítico. Os tipos O negativo, AB negativo, B negativo e A negativo estão com estoque baixo, enquanto os grupos B positivo, AB positivo e A positivo estão em situação regular", disse o Hemocentro, em nota enviada ao Correio.

Como doar sangue?

Segundo o Hemocentro, podem ser doadores quem tem entre 16 e 69 anos de idade, pesam mais de 51 kg e estão em bom estado de saúde. É importante que o doador tenha dormido pelo menos seis horas na noite anterior à doação, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores e não ter fumado duas horas antes.

"Nada de jejum. É importante estar bem alimentado para doar sangue, assim como beber bastante água desde o dia anterior à doação. Fique atento a algumas precauções: pelo menos três horas antes da doação, evite alimentos gordurosos, como açaí, abacate, leite e seus derivados (queijo, iogurte, manteiga), massas, frituras, ovos, maionese, sorvete, chocolate. Se preferir doar depois do almoço, aguarde duas horas após ter se alimentado. O almoço deve ser leve, com carnes grelhadas, saladas, arroz e feijão sem carnes", orienta o Hemocentro.

Veja a lista com outros pré-requisitos:

  • Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada);
  • Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina;
  • Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
  • Não ter tido Doença de Chagas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
  • Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
  • Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.

O agendamento individual para doações de sangue pode ser feito por este site ou pelos telefones 160 opção 2, ou 0800 644 0160. 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 13/05/2024 08:59 / atualizado em 13/05/2024 11:20
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação