Ajuda ao RS

Aviões da FAB e carretas saem de Brasília com 425 toneladas de doações para o RS

As aeronaves e os caminhões saíram de Brasília em direção a Canoas, no Rio Grande do Sul, com aproximadamente 425 toneladas de itens para a população gaúcha

Avião da FAB decolando com doações para o Rio Grande do Sul -  (crédito: FAB/Divulgação)
Avião da FAB decolando com doações para o Rio Grande do Sul - (crédito: FAB/Divulgação)

Na manhã deste sábado (11/5), aviões e caminhões com mantimentos, água e doações partiram de Brasília em direção a Canoas, no Rio Grande do Sul. Em um esforço coletivo da Força Aérea Brasileira (FAB), do Exército Brasileiro e de empresários locais, dois aviões e 19 carretas levam aproximadamente 425 toneladas de itens aos gaúchos.

As duas aeronaves da FAB partiram às 7h30, com mais de 40 toneladas de itens. Em comunicado à imprensa foram divulgados também os vídeos da decolagem dos aviões, modelo KC-390 Millennium, do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) - Esquadrão Zeus da FAB. Confira o vídeo:

 

Os caminhões foram uma iniciativa do Exército Brasileiro e empresários locais, os veículos saíram com aproximadamente 380 toneladas de doações e vão percorrer um trajeto de pouco mais de 2100 km até Canoas.

A situação do Rio Grande do Sul é crítica, com milhares de pessoas desabrigadas. Canoas é um dos locais mais afetados. A cidade, que fica na região metropolitana de Porto Alegre, tem 350 mil habitantes. Desses, 180 mil estão desalojados. Em entrevista ao Correio, o prefeito Jairo Jorge (PSD) afirmou que a situação da cidade é desesperadora e que precisa de ajuda do governo federal para reerguer a infraestrutura perdida.

As doações são apenas parte do processo de reconstrução do estado ao sul do Brasil, visto que as chuvas continuam castigando o lugar e outras cidades começam a passar por problemas de alagamento. Ao todo já são 126 mortos, em 441 cidades afetadas no estado que soma 497 municípios. 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 11/05/2024 09:42 / atualizado em 11/05/2024 09:45
x