O boletim diário de casos da dengue do Ministério da Saúde, divulgado na tarde desta quinta-feira (2/5), mostra que o Distrito Federal registrou 308 mortes pela doença apenas em 2024.
As informações constam no painel de casos de dengue do ministério. No balanço, há mais 51 óbitos em investigação. O boletim aponta 240.945 casos prováveis de dengue no DF.
Os números são diferentes dos divulgados pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) na última semana. O órgão distrital informou 247.569 casos prováveis da doença e 288 óbitos — 54 em análise.
- Ministério da Saúde enviará 28 mil doses da vacina contra a dengue ao DF
- Atenção aos sintomas pode evitar casos graves de dengue
Sintomas
A dengue é uma arbovirose — como são chamadas as doenças difundidas por insetos — transmitida ao ser humano pelo mosquito Aedes aegypti. Ela é causada por quatro vírus da família flavivírus (identificados como 1, 2, 3 e 4) e pode se manifestar de forma benigna ou maligna. A enfermidade é típica de regiões quentes e úmidas, como a América Latina.
Os principais sintomas são febre, dores nas articulações, manchas vermelhas pelo corpo, vômitos e diarreia. A diferença dos sintomas da dengue e da chikungunya, também transmitida pelo Aedes aegypti, é que a dor muscular causada pela chikungunya costuma ser incapacitante, enquanto a da dengue, não.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br