A Lua cheia rosa que iluminou o céu na noite de terça-feira (23/4) ainda estará visível no Distrito Federal nesta quarta-feira (24/4). Para observar o fenômeno não será necessário utilizar equipamento especial, basta olhar para o céu quando o satélite natural surgir no horizonte, perto de 17h32 — podendo ser mais visível por volta de 20h40, no horário de Brasília.
- Cientistas descobrem que a Lua é mais velha do que se imaginava
- Humanos caminharão em região inexplorada da Lua em 2025, anuncia Nasa
- Última Superlua de 2023 ilumina céu de Brasília; veja fotos
Apesar do nome, a Lua não passará por mudança de cor. O termo "rosa" foi dado por povos nativos do Hemisfério Norte, por causa da cor das flores que desabrocham nesta época do ano.
"O nome Lua Rosa é uma tradição do hemisfério norte e nada tem a ver com o aspecto da Lua. A Lua será uma lua cheia como outra qualquer e como toda Lua Cheia nasce a leste quando o sol se põe a oeste e se põe a oeste quando o sol nasce a leste, sendo vista durante toda a noite, a não ser que o céu esteja encoberto", explica a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, em nota enviada ao Correio.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), haverá mais oito luas cheias em 2024, nas seguintes datas: 23 de maio, 21 de junho, 21 de julho, 19 de agosto, 17 de setembro, 17 de outubro, 15 de novembro e 15 de dezembro.
Saiba Mais
-
Cidades DF Esplanada dos Ministérios será interditada nesta quinta (25/4)
-
Cidades DF Pacientes em busca de atendimento peregrinam por unidades de saúde do DF
-
Cidades DF Projeto Flores do Cerrado oferece cursos gratuitos de capacitação; confira
-
Cidades DF Devotos manifestam a fé em São Jorge, guerreiro que protege e faz milagres
-
Cidades DF Campanha de castração gratuita oferece 2 mil vagas para cães e gatos