O grande campeão da Maratona Brasília é Luís Felipe Leite Barboza, de 36 anos, que completou os 42km em 2h32:03 e ganhou a prova pelo segundo ano seguido. O corredor formado em um projeto social de Ceilândia travou uma disputa acirrada com o queniano Timo Kimutai, que veio para a capital federal para disputar a prova. Na parte final da corrida, o brasileiro abriu vantagem e cruzou a linha de chegada com cinco minutos de vantagem relação ao queniano.
Timo Kimutai contou que sentiu a perna direita durante o trajeto, mas que já estava se sentindo bem e feliz pelo resultado. Manoel Alves da Silva, 55, completou o pódio masculino da prova mais longa. Natural da Bahia, ele veio para Brasília apenas para a maratona e não segurou as lagrimas de emoção ao dedicar a conquista à filha de dois anos e meio. "Pior percurso que eu corri foi esse, muita subida. Minha filha Emanuela, eu quero dizer que a amo."
Já entre as mulheres dos 42km, Juliana Pereira da Silva sagrou-se campeã com o tempo de 3h18:03. Corredora profissional, essa foi a primeira maratona que Juliana venceu. O impressionante é que foi apenas a terceira prova dessa distância que a corredora de 38 anos fez na carreira.
“Não é fácil correr uma maratona. A gente luta contra as nossas fraquezas e hoje o clima esquentou bastante, tive que lutar pra completar o percurso”, conta. “Eu sempre tive muita vontade de correr maratona, mas só fiz a minha primeira no ano passado. Antes, eu sempre disputei as provas mais curtas”, comenta.
Helen cristina foi a vice-campeã da maratona neste domingo, mas no dia anterior foi a quarta colocada na prova de 21km. “Nossa, estou muito emocionada, nunca imaginei que chegaria em segundo nessa prova depois de correr o desafio ontem”, comentou a atleta de 53 anos. Em terceiro lugar chegou Denise Cristiane da silva Fonseca, 40.
Ao cruzar o pórtico, a atleta ajoelhou no chão, emocionada. Essa é a primeira vez que subirá no pódio em uma maratona de 42km, prova que já completou, anteriormente, três vezes. Denise, que tem uma deficiência de fala, revela seu maior sonho. “Sair da vida de doméstica e encontrar e encontrar uma profissão melhor”, afirmou a corredora.
Confira a lista de vencedores:
Maratona - 42km
Feminino
- JULIANA PEREIRA DA SILVA | 3:18:02.7
- HELEN CRISTINA CALDEIRA DELUQUE | 3:26:19.1
- DENISE CRISTIANE DA SILVA FONSECA | 3:40:08.9
- Lizandra 0Liveira Pungirum | 3:42:59.2
- ANDRÉIA SCHERER STIMER | 3:44:08.7
Masculino
- LUíS FELIPE LEITE BARBOZA | 2:32:03.5
- TIMON KIMUTAI | 2:40:26.9
- MANOEL ALVES DA SILVA | 2:41:27.7
- CLEISER ALVES DOS SANTOS | 2:41:58.4
- LAMACSON FéLIX ROCHA CORGAMA | 2:47:50.5
Meia-maratona - 21km
Feminino
- VIOLA JEPKETER | 1:21:14.7
- ROSIANE XAVIER DOS SANTOS | 1:21:30.6
- SENARA ALMEIDA SILVA | 1:26:22.8
- SANDRA ARAGÃO | 1:30:58.6
- CLEDENILCE NUNES DA SILVA | 1:35:02.4
Masculino
- GIL PAULO DOS SANTOS | 1:08:42.2
- ALEXANDRE DANTAS | 1:08:54.5
- ELIZEU LUIZ WILMSEN | 1:10:48.0
- LEONEY OLIVEIRA GOMES | 1:11:50.9
- Daniel Alexandre Lourenco Dos Santos | 1:12:37.1
A cidade em festa
Um presente de aniversário para os brasilienses, o domingo de aniversário de 64 anos da capital começou com festa e cheio de atrações para todos os públicos e gostos. As corridas também integram o calendário oficial de festividades e a tradicional Maratona Brasília 2024 foi realizada durante a manhã com premiações em dinheiro para os três primeiros lugares de cada categoria.
Guilherme Machado, presidente do Correio Braziliense, comemora o sucesso do evento. “Quando vi aquele mar de camisas verdes correndo pelo Eixo Monumental, foi uma emoção muito grande", disse. O presidente do jornal ressalta a alegria de comemorar o aniversário do Correio e da TV Brasília no mesmo dia dos 64 anos da capital federal. “O legal é que fazíamos essa corrida 20 anos atrás. Esse ano foi uma surpresa muito agradável, com quase 5 mil pessoas. Isso é importante, porque o aniversário do Correio e da TV Brasília é no mesmo dia do aniversário de Brasília. Então é motivo de festa, não só por Brasília, mas também pelo Correio e pela TV Brasília também.”
Frederico Candian, presidente da Neoenergia Brasília, destaca a parceria entre a companhia e o Correio. “Desde que chegamos ao Distrito Federal, vestimos diversas ações com a sociedade, e essa é mais uma ação. Uma ação que incentiva a qualidade de vida, incentiva o esporte, um incentivo para que a população possa correr para melhorar a saúde e a qualidade de vida”, destaca.
Com percursos para todos os piques e públicos, o segundo dia da competição contou com 3km (caminhada), 5km, 10km, 21km, 42km e agora também com o Desafio BSB 64 Anos e Desafio JK. Os trajetos foram pensados para que os corredores pudessem apreciar os pontos turísticos da nossa capital. O percurso realizado neste domingo (21/4), teve início na praça próxima ao Teatro Nacional, seguindo pelo Eixo Monumental até a ponte JK e voltando para o ponto de largada.
Além da corrida ou caminhada, a manhã também contou com diversas programações para os que começavam e terminavam o circuito. As 5h30 foram realizados os alongamentos para os que começaram a corrida às 6h com o objetivo de cumprir os desafios de 21km e 42km. Em seguida foi a vez dos que correram ás 7h. Aproximadamente às 8h começou uma aula de ritmos e, às 8h30, tiveram início as premiações.
A Maratona Brasília 2024 é uma realização da Social Prevencionista em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal, com apoio institucional do Correio Braziliense, Rádio Clube FM e TV Brasília. A organização das corridas é da organização Bruno Atleta, eventos e viagens.
Saiba Mais
-
Cidades DF Ao lado de Alok, Nando Reis sobe ao palco em show na Esplanada
-
Cidades DF Rapper brasiliense Hungria faz participação especial em show de Alok
-
Cidades DF Alok faz show de luzes e pirotecnia e público vibra na Esplanada; veja fotos
-
Cidades DF Música Urbana traz rock de Brasília para o Nilson Nelson
-
Cidades DF Tendas contra dengue são desativadas