Motoristas que trafegam no Eixo Monumental na manhã desta terça-feira (23/4) enfrentam longo engarrafamento devido ao início das manifestações do Acampamento Terra Livre (ATL). O percurso está com lentidão, pois apenas duas faixas estão liberadas para o tráfego de veículos. Os manifestantes seguem em direção à rodoviária do Plano Piloto.
Organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), o acampamento completa 20 anos e ficará montado no gramado do Eixo Cultural Ibero-Americano, antiga Funarte, até a próxima sexta-feira (26/4).
Reivindicações
Nos 20º aniversário do ATL, os povos originários cobram o governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Siva, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) por demarcações de terras e compromisso com a proteção dos direitos. As mobilizações começaram na segunda-feira (22/4), com o tema Nosso marco é ancentral, sempre estivemos aqui.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br