Durante essa semana, alguns brasilienses se depararam com fortes chuvas durante o dia. Seja na chegada ao trabalho, na hora da corrida no parque ou ao esperar o transporte. A meteorologista Andrea Ramos, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que o calor acelera as chuvas durante o dia.
"As chuvas são por conta da instabilidade e da umidade potencial da chuva, esse período existe a umidade em vários níveis da atmosfera e com calor ele acelera as chuvas durante o dia", comenta.
Ramos acrescenta que não é que não chova à noite, mas as precipitações estão acontecendo mais durante o dia devido o aquecimento e da quantidade de umidade na atmosfera.
Na quinta-feira (11/4), algumas quadras da Asa Norte ficaram completamente alagadas com as chuvas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tinha emitido um aviso de alerta para chuvas intensas. A previsão era de precipitações entre 20 e 30 mm/h ou até 50mm/dia.
Ver essa foto no Instagram
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br