TRÂNSITO

Via do Setor Policial Sul e acesso a EPIG são liberados nesta sexta (5/4)

O trânsito seguiu o fluxo normal na volta para casa desta sexta-feira (5/4). As vias foram interditadas na tarde de quarta-feira (3/4), após a abertura de uma cratera no asfalto,na altura do Cemitério Campo da Esperança, sentido Taguatinga

 04/04/2024 - Concluída substituição de tubulação de esgoto no Setor Policial Sul
A tubulação de esgoto que cedeu na Estrada Setor Policial Militar (ESPM) foi substituída pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) nesta quinta-feira (4). A manilha de concreto estava corroída e cedeu na noite da última quarta-feira (3), obstruindo a malha asfáltica da área. Agora, as equipes atuam na troca preventiva de estruturas localizadas na mesma região. Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília
       -  (crédito:  JOEL RODRIGUES)
04/04/2024 - Concluída substituição de tubulação de esgoto no Setor Policial Sul A tubulação de esgoto que cedeu na Estrada Setor Policial Militar (ESPM) foi substituída pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) nesta quinta-feira (4). A manilha de concreto estava corroída e cedeu na noite da última quarta-feira (3), obstruindo a malha asfáltica da área. Agora, as equipes atuam na troca preventiva de estruturas localizadas na mesma região. Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília - (crédito: JOEL RODRIGUES)

A via do Setor Policial Sul, na altura do Cemitério Campo da Esperança, sentido Taguatinga, e todas as alças de acesso da via EPIG, foram liberadas nesta sexta-feira (5/4). O trânsito segue o fluxo normal. As vias foram interditadas na tarde de quarta-feira (3/4), após a abertura de uma cratera no asfalto.

Causa

O buraco apareceu após a rede coletora de esgoto, que passa debaixo da via e é feita com manilhas de concreto, sofrer uma corrosão que deteriorou a parte superior das manilhas. Segundo o diretor da Caesb, é natural que a corrosão aconteça em redes feitas com materiais de concreto, mas o esperado é que o problema apareça somente após 40 anos. “Essa rede sofreu um desgaste prematuro com 29 anos de idade, mas os motivos ainda não foram identificados”, explicou o diretor.

Agora, a companhia fez a substituição de manilhas de concreto por tubos de PVC, que são inertes à corrosão. O diretor informou obras ainda serão realizadas esta semana em trechos da via pelos quais passam redes de esgoto feitas com o mesmo material da que cedeu.

A cratera que se formou inicialmente tinha cerca de quatro metros de profundidade e extensão de sete metros. Para consertar os danos, a Caesb abriu um buraco de cerca de 20 metros para que todos os tubos pudessem ser trocados.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 05/04/2024 21:34 / atualizado em 28/04/2024 14:59
x