A Páscoa é uma das principais datas comemorativas do mundo, celebrada principalmente pela comunidade cristã. O momento marca a renovação da fé em memória da ressurreição de Jesus Cristo. Além dos valores, é costume a troca de símbolos que representam a fertilidade e a vida nova, como por exemplo os famosos ovos de chocolates, que encantam adultos e crianças. Porém, essa não é a realidade da maioria das famílias. Diante da vulnerabilidade social de muitos lares, receber ovos de páscoa é quase um sonho distante. E foi pensando nisso que o diretor geral e coreógrafo brasiliense da Duo Cia de Dança, Rodrigo Mena Barreto criou há 12 anos o projeto “Uma páscoa mais Doce”. A campanha visa arrecadar e distribuir chocolates para crianças carentes de Santo Antônio do Descoberto.
“No início da nossa campanha, a gente visava recolher os chocolates e distribuir em orfanatos, periferias e ocupações para levar um pouco de doçura para crianças carentes. Com o tempo, focamos na região de Santo Antônio, onde existem centenas de famílias em vulnerabilidade. Já estamos lá há mais de 6 anos”, conta o artista.
Rodrigo revela que a ideia surgiu com o objetivo de levar alegria e esperança para as crianças. “A gente dá um chocolate e recebe um sorriso de volta, e isso é lindo, mágico e poderosíssimo. Muitas vezes essas crianças não tem condição de comprar um chocolate ou um ovo de páscoa, porque as prioridades para as famílias dessas crianças são outras, o dinheiro que entra é para investir em comida e para sobreviver.”
Além de Rodrigo, 16 bailarinos da Duo Cia de Dança participam do projeto de forma voluntária. Este ano, a campanha busca bater o recorde e alcançar a marca de 600 crianças beneficiadas.
Quando ocorre a distribuição?
A distribuição ocorrerá no dia 7 de abril e será feita de forma estratégica. “A gente sempre faz após a páscoa devido ao valor dos chocolates, que é alto nessa época. Conseguimos tanto doações de chocolates, como valores em dinheiro para a compra deles. Ano passado nós conseguimos juntar 525 caixas de chocolate, esse ano queremos chegar a 600 caixas”, explica.
Como doar?
As doações podem ser feitas até o dia 5 de abril, diretamente na Academia Lucia Toller, na 509 sul ou por meio das redes sociais da companhia de dança (duociadedanca) ou do professor @rmenabarreto. É possível doar também através do pix 03309475166 (Luana Montarroyos Brito)
*Estagiária sob supervisão de Samuel Calado
Saiba Mais