Luto

Ibaneis, autoridades e jornalistas lamentam morte de Paulo Pestana

O jornalista Paulo Pestana trabalhou em vários veículos de imprensa e atuou como mentor da campanha de Ibaneis Rocha (MDB) ao governo do Distrito Federal, em 2018. Velório será nesta terça

Após a confirmação da morte do jornalista Paulo Pestana, 66 anos, cronista que escrevia para o Correio Braziliense, autoridades e jornalistas prestaram homenagens nas redes sociais. A morte dele foi confirmada nesta segunda-feira (11/3). Ele passou mal na noite de domingo (10) e foi levado para um hospital da Asa Norte, com suspeita de dengue.

Em Brasília desde 1973, trabalhou em alguns dos mais importantes órgãos da imprensa brasileira, como a Rádio Nacional, a Rede Globo e o jornal O Estado de S. Paulo. Pestana também trabalhou como mentor da campanha de Ibaneis Rocha (MDB) ao governo do Distrito Federal, em 2018.

Ao Correio, o governador Ibaneis falou sobre a morte do amigo. "Uma perda muito grande. Um excelente articulador, profissional excepcional. Perco um dos meus principais mentores políticos", afirmou.

O secretário de Governo, José Humberto Pires, também lamentou a morte de Pestana. "Amanheci esta segunda consternado com a partida de Paulo Pestana. Perdi um amigo querido, um grande colaborador e orientador. Paulinho estava sempre ao nosso lado, fazia parte do nosso dia a dia. Foi um profissional de admirável sabedoria, criatividade, desenvoltura, um mestre da comunicação. Paulinho voltou para Deus, deixando um legado inestimável para nós", afirmou.

O presidente do Correio, Guilherme Machado, classificou a perda de "inestimável". "Jornalista nato, tratava com genialidade e sutileza os mais diversos temas de nosso cotidiano. Conhecia como poucos a política e as peculiaridades do nosso DF. Abrilhantou durante muitos anos a redação do nosso Correio Braziliense. Uma inestimável perda!"

Arquivo pessoal - Paulo Pestana(E) ao lado do secretário de Governo, José Humberto Pires
 

Nas redes sociais, o jornalista Vicente Nunes, correspondente do Correio Braziliense em Portugal, lamentou a morte do colega. "Mas que ano difícil, meu Deus. Tantas perdas, tantas pessoas queridas indo embora", afirmou.

O jornalista Marcelo Abreu, que trabalhou com Pestana no Correio durante muitos anos, relembrou que Paulo foi seu editor uma época e que ele era um daqueles "que vale a pena lembrar". "A vida é um sopro. Paulo era um cara do bem. Luz para ti!", afirmou.

A jornalista Daniela Lima, da GloboNews, também foi às redes sociais prestar uma homenagem. "Dono de uma elegância e de uma correção incríveis e inigualáveis. Sempre acessível, sempre honesto, sempre cabeça aberta e boa. Que coisa mais triste. Meus sentimentos à família e aos muitos amigos que ele tinha", afirmou.

O apresentador Bruno Melo, da CBN, também falou sobre a perda do jornalista. "Um grande profissional! Pestana era um dos assessores mais próximos do governador Ibaneis. Teve papel fundamental na campanha que elegeu o emedebista. Sempre prestativo, atendia a todos os profissionais da imprensa. Ótimo papo, ótimo texto, uma grande figura", disse o jornalista.

O senador Izalci Lucas se solidarizou com os familiares e amigos de Pestana pela perda irreparável. "Pestana deu enormes contribuições para o jornalismo brasiliense, quando atuou no Correio Braziliense, TV Globo, Estado de S.Paulo e Rádio Nacional. Atuou também no cenário político como um dos principais mentores da campanha do governador Ibaneis Rocha", disse. 

Ed Alves/CB/DA.Press - 19/12/2023 Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Cidades. Cb Poder recebe o governador do DF, Ibaneis Rocha. Paulo Pestana ao fundo

O deputado federal Fred Linhares (Republicanos-DF) contou que a presença de Pestana foi muito importante no seu caminho não apenas no jornalismo e na política, mas também na vida. "Oro para que Deus console os corações da família, dos amigos e de todos os colegas de profissão", pontuou.

O deputado distrital Joaquim Roriz Neto (PL) também se pronunciou: "Um amigo estimado, profissional ético e referência para a comunicação. Que Deus o receba e conforte sua família", lamentou. 

Leandro Grass, presidente do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan), falou também sobre Pestana. "Presto toda minha solidariedade aos amigos e familiares. Que sejam confortados e encorajados nesse momento de dor", disse. 

O velório de Paulo Pestana será realizado nesta terça-feira, às 9h na Capela número 1, do Campo da Esperança em Brasília. O corpo dele será cremado em Valparaíso.

Mais Lidas

Arquivo pessoal - Paulo Pestana(E) ao lado do secretário de Governo, José Humberto Pires
Ed Alves/CB/DA.Press - 19/12/2023 Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Cidades. Cb Poder recebe o governador do DF, Ibaneis Rocha. Paulo Pestana ao fundo