Com o aumento dos casos de dengue no Brasil, especialmente no Distrito Federal, muitas dúvidas sobre a doença circulam entre a população e algumas delas não passam de mitos sobre a doença, a transmissão do vírus ou sobre a identificação dos sintomas.
Para ajudar a população a entender melhor tudo sobre o mosquito da dengue, o Correio separou uma lista das principais dúvidas sobre a doença e responde se são mitos ou verdades, baseado em publicações da Secretaria de Saúde do DF e do Ministério da Saúde. Confira:
- Dengue: saiba causas, sintomas e prevenção
- Dengue desacelera no DF e em Minas Gerais; entenda
- Moradores do DF se mobilizam para combater focos do mosquito da dengue
O mosquito da dengue só pica durante o dia?
MITO — O mosquito Aedes aegypti pode picar em qualquer hora do dia. Contudo, os horários em que ele é mais ativo são durante o amanhecer e no entardecer.
Somente a fêmea do mosquito transmite a dengue?
VERDADE — Somente a fêmea do Aedes aegypti pode transmitir a dengue, porque precisa do sangue para amadurecer seus ovos.
É possível diferenciar a picada do Aedes aegypti da de outros mosquitos
MITO — Não é possível fazer essa diferenciação. Qualquer picada de mosquito pode causar dor, coceira e inchaço e a variação na intensidade da reação do corpo varia de pessoa em pessoa, não por ser um mosquito da dengue ou um sem o vírus.
O mosquito da dengue não consegue picar em lugares altos?
MITO — O Aedes aegypti consegue voar um metro acima do chão, mas isso não o impede de chegar a locais mais altos. Segundo o Ministério da Saúde, o mosquito pode entrar no elevador quando há água acumulada em seu poço, por exemplo, ou se o morador levou para sua residência algum recipiente contendo ovos do mosquito.
Qualquer tipo de repelente afasta o Aedes aegypti?
VERDADE — Qualquer repelente vendido no Brasil e que tenha sido registrado pela Anvisa é eficaz para afastar o mosquito transmissor.
O “fumacê” mata as larvas do mosquito?
MITO — Muitas pessoas acreditam que o fumacê consegue matar as larvas do mosquito da dengue, mas isso não é verdade. O fumacê consegue matar apenas mosquitos adultos que estão voando no momento da aplicação. Para destruir as larvas, deve-se usar larvicida ou eliminar o depósito com água parada.
O mosquito só se prolifera em água limpa?
MITO — O mosquito da dengue pode criar em qualquer tipo de água parada, inclusive na suja.
A água de piscinas pode se transformar em criadouro de mosquito da dengue?
MITO — Como a água da piscina contém cloro, os mosquitos não conseguem se proliferar. O cloro consegue matar os mosquitos e quaisquer ovos depositados.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br