Seis perguntas para | Henrique Lacerda, infectologista do Hospital Brasília, da rede Dasa, no DF

Como o vírus age no organismo?

Quando uma pessoa é picada por um mosquito infectado com o vírus da dengue, ele entra na corrente sanguínea e se desloca para dentro das células de defesa e musculatura esquelética. Lá, multiplica-se e suas cópias são liberadas na corrente sanguínea novamente, espalhando-se por todo o corpo. Isso desencadeia uma resposta inflamatória, levando à inflamação, que, por sua vez, afeta a parede dos vasos sanguíneos. Assim, o aumento da quantidade de vírus no sangue faz com que os sintomas da doença apareçam.

Por que é tão importante repousar e se hidratar?

A dengue pode causar febre alta, vômitos e diarreia, o que leva à desidratação. Por isso, manter-se hidratado ajuda a evitar complicações graves. Além da água, os pacientes podem tomar soro caseiro, que pode ser feito misturando 1 litro de água filtrada ou fervida com 1 colher de chá de sal e 6 colheres de chá de açúcar. Essa solução ajuda a repor os eletrólitos perdidos durante a doença e a prevenir a desidratação. O repouso é importante porque permite que o corpo combata a infecção de forma mais eficaz, reduzindo o risco de complicações.

Por que é necessário procurar atendimento médico no início da infecção?

Para garantir um diagnóstico precoce e um tratamento adequado. A dengue pode evoluir rapidamente para formas mais graves, como as manifestações hemorrágicas, e o acompanhamento médico pode ajudar a evitar complicações.

No caso de gestantes, a infecção gera risco a mais?

Gestantes com a infecção pelo vírus da dengue podem ter aumento do risco de parto prematuro e de baixo peso do bebê ao nascimento. Por isso, é necessário acompanhamento médico precoce.

A dengue pode deixar sequelas? 

A dengue normalmente não deixa sequelas, mas sintomas residuais como fadiga, dores articulares e musculares podem persistir por aproximadamente duas semanas.

Regiões rurais estão mais expostas ao vírus?

As regiões rurais podem estar mais expostas ao vírus da dengue devido à presença de condições favoráveis para a reprodução do mosquito transmissor, como áreas com água parada e falta de saneamento básico adequado. No entanto, a dengue pode ocorrer em qualquer área onde o mosquito Aedes aegypti esteja presente. Daí a importância de medidas preventivas como o controle dos vetores (mosquitos), o uso correto de repelentes e a vacinação.

Mais Lidas