C.B Poder

Obras de drenagem na 110 Norte devem começar neste semestre, diz secretário

Ao CB.Poder, o secretário de Governo José Humberto Pires falou sobre as obras do programa Drenar DF para solucionar alagamentos como os ocorridos com chuvas dos últimos dias no DF

Em entrevista ao programa C.B Poder — parceria entre o Correio e a TV Brasília —, desta terça-feira (20/2), o secretário de Governo do Distrito Federal, José Humberto Pires, disse que as obras de drenagem das quadras 10 e 11 Norte devem começar neste semestre. O secretário conversou com as jornalistas Sibele Negromonte e Mila Ferreira sobre as obras previstas no programa Drenar DF, criado com o objetivo de corrigir o problema histórico da drenagem pluvial no Plano Piloto e reduzir a possibilidade de alagamentos e enxurradas causadas pelas chuvas que acontecem em Brasília.

O secretário explicou que as obras do programa serão realizadas em três etapas. “Esse programa (Drenar DF), é fundamental e há anos estava na prateleira. Estamos realizando a primeira etapa que vai da 402 até a 408. Temos a licitação que está preparada para fazermos ainda neste semestre para começarmos a obra que vai da 10 a 11 da Asa Norte, desde a parte de cima, as 700, até a beira do lago.” explicou.

O secretário chamou a atenção para a outra parte da drenagem. “Temos um problema grave também em Taguatinga. Lá estamos fazendo a obra da BRT e da requalificação completa da Avenida Hélio Prates. Antecipamos uma parte do pacote dessa área de drenagem, da facita, que fica próximo à região da Star Móveis e Feira dos Goianos. Essa obra nós já estamos realizando”, destacou. “As obras do Drenar, nessa primeira etapa, neste primeiro semestre, ficam prontas” prometeu o secretário.

Outro ponto que entrou em pauta foram as obras que causam transtorno ao brasiliense. Duas partes que importantes, na visão do secretário, são as BRTs. O secretário avaliou o caso do corredor do BRT Oeste, que sai do Sol Nascente e que chega até o Setor Militar Urbano. A obra passa pela Hélio Prates , Pistão Norte, e vai unificar com a parte que vem do Pôr do sol que vem pela Elmo Serejo. "Já estamos fazendo a integração dela que vai chegar aqui no Buriti, que vem pelo Setor Gráfico, e a outra pelo setor militar. É uma obra que vai demorar um pouco, causa transtorno, mas a população vai ganhar com isso” disse ele.

Sobre o BRT Norte, o secretário ressaltou que a obra vai dar um fluxo muito grande. "Foi pedido dividir essa obra em três trechos, uma nós já estamos com a licitação na praça. Certamente devemos começar em abril, que já é da terceira faixa. Então vamos abrir uma terceira faixa, nas laterais de um lado e de outro, então vamos abrir uma terceira faixa na lateral de um lado e de outro para as pessoas trafegarem com mais velocidade para chegarem em casa”, concluiu.

*Estagiário sob supervisão de Márcia Machado

Mais Lidas