Carnaval

Bloco do Seu Júlio, em Planaltina, é interditado por falta de posto médico

Vigilância Sanitária interditou o bloco por volta das 14h30 por falta de posto médico. Organização do evento alega que recebeu autorização com alvará de funcionamento do CBMDF com equipe médica

O tradicional Bloco do Seu Júlio, em Planaltina, foi interditado pela Vigilância Sanitária, na tarde desta terça-feira (13/2), por falta de um posto médico para atender os 10 mil foliões, número máximo estimado para a edição deste ano. Mais cedo, o Bloco Kids chegou a ocorrer no local, das 9h30 às 13h.

Enquanto os integrantes do bloco anunciavam do palco que estavam resolvendo problemas com a Vigilância Sanitária, alguns foliões saíram da festa. Há diversas pessoas na entrada do bloco. Uns não sabem o que ocorreu e outros lamentam o término da festa.

Vice-presidente do bloco, Juliano Castelo Branco, 33 anos, lamenta a interdição e argumenta que a organização do evento tinha autorização do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) para funcionar com o máximo de 10 mil pessoas. "Toda a documentação estava redondinha. Tudo foi apresentado, todas as vistorias foram feitas. Temos a licença para o evento funcionar e a Vigilância Sanitária chegou no nosso evento e disseram que a gente tinha que ter um posto médico, porque só uma UTI não estava dentro da especificação do nosso bloco", declara.

Um dos agentes da Vigilância Sanitária, que não quis se identificar, simulou uma situação de atendimento que exigiria um posto médico no bloco. "Quando a ambulância estiver transportando um paciente grave estabilizado para atendimento médico em unidade hospitalar, a quem o público deve recorrer em caso de intercorrência? A partir de 1001 pessoas é obrigatório posto médico", afirma.

A organização do Bloco do Seu Júlio lamentou que não recebeu apoio financeiro da Secretaria de Cultura este ano para sair nas ruas. Segundo a pasta, a festa não foi regulamentada nos trâmites do circuito carnavalesco da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Resposta

Em nota, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec) emitiu uma nota de pesar pela desmobilização do Bloco do Seu Júlio. A pasta informa que, no processo de cadastro de blocos de rua e definição dos mecanismos de colaboração e fomento para o DF Folia 2024, não foram identificados registros do Bloco do Seu Júlio pela Secec.

"Essa ausência de informações nos impede de compreender as características e condições específicas desse bloco. Esperamos, portanto, que todos os eventos transcorram com segurança e tranquilidade", diz a pasta.

A Secretaria de Cultura acrescenta que todos os blocos devidamente cadastrados pela pasta foram incluídos no circuito carnavalesco, contando com as medidas de segurança e operacionalização implementadas pelo Grupo de Trabalho para o Carnaval DF Folia 2024.

O secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Cláudio Abrantes, diz que o Bloco do Seu Júlio saiu de forma independente na edição deste ano. "Ele não seguiu o edital da Secretaria de Cultura. A Secretaria não tem qualquer tipo de ingerência sobre o Bloco do Seu Júlio. As ações de interdição são ligadas diretamente aos órgãos específicos de controle. Portanto, não cabe à Secretaria de Cultura definir sobre a interdição ou não de blocos independentes", completa.

CB Folia

De 10 a 14 de fevereiro, a equipe do Correio Braziliense percorrerá as ruas da capital para premiar as melhores atrações do carnaval com o troféu CB Folia 2024. A premiação também inclui a participação dos nossos leitores, que terão a oportunidade de votar no Melhor Bloco de Rua, além de poderem concorrer na categoria Melhor Fantasia. Na edição de 2024, serão premiados ainda o Melhor Momento e a Melhor Fantasia Infantil. Você também pode enviar fotos da sua fantasia para concorrer. Acesse o site do CB Folia 2024 e participe!

Mais Lidas