A chuva e o frio no Distrito Federal tinham tudo para atrapalhar o segundo dia de carnaval. Mesmo assim, os foliões se espalharam pela capital do país para curtir blocos tradicionais — infantis e adultos — como o Baratinha, o Raparigueiros, o Bloco das Montadas, o Ventoinha de Canudo e outros. Entre os foliões, a segurança foi o critério utilizado para escolher em qual bloco ir.
O Baratinha celebra 36 anos e fez a festa para os pequenos, com um repertório musical da infância atual e de outras gerações. Andriy Vinicius, 7 anos, tentou colorir o cabelo de uma cor, mas o resultado foi outro. "Era pra ser amarelo neon, mas ficou verde. Gostamos mesmo assim", disse com um sorriso no rosto.
Este foi o primeiro carnaval da Ana Clara, 7 anos. O que ela achou da experiência? "Estou adorando aqui", afirmou, entusiasmada.
Um dos blocos mais tradicionais da capital, o Ventoinha de Canudo, reuniu gerações. Com chapéu do personagem pateta, Nahari Terena, 32 anos, levou o cachorrinho para o bloco fantasiado de morcego. "Ele adora crianças e eu não ia deixá-lo sozinho em casa, e esse bloco é super tranquilo", contou. "A fantasia era da minha filha, mas parou de servir então eu improvisei para ele", disse entre risos.
- Campanha Folia com Respeito vai às ruas contra o assédio e o preconceito
- Festa sem riscos: prevenção é a palavra-chave para um carnaval seguro
- Tempo: Distrito Federal deve ter avisos de chuva até Quarta-feira de Cinzas
Frevo
Ao som de muito frevo e de versões para sucessos como Sonífera Ilha, Anunciação e Frevo mulher, o bloco Tesourinha (209/210 Norte) reuniu cerca de 2 mil pessoas. O ponto alto de outras edições, a volta nas tesourinhas, não ocorreu, por determinação do Detran. Antes, no esquenta, a "alemãzinha" Lilian Gimenez Daudt, 8 anos, pôde ter a primeira experiência de carnaval típico brasileiro. "Até os 6 anos da Lilian, o carnaval, na Alemanha, era mais ligado a ver desfiles e à tradição da distribuição de doces", contou a mãe, a brasiliense Irina Dauldt, 39, assessora internacional.
Pai de Liz Cotta, 6, o professor universitário Gabriel Alves, 40, também estava no Tesourinha e disse que pretende curtir a segunda-feira de carnaval com a filha. A dupla pai e filha investe na produção e caracterização singular. Depois de aderir às vestimentas dos personagens do filme Moana, se renderam nesse domingo (11/2) ao desenho dos Flintstones. "Na segunda (12/2), a ideia é apostarmos em Chapeuzinho Vermelho. Devo ir de caçador", revelou Alves.
Tradição
Eleito o melhor bloco de rua de 2023 do prêmio CB Folia, o Bloco das Montadas voltou a agitar o domingo de carnaval chuvoso com bastante diversidade. O início foi debaixo de chuva, mas até o encerramento, por volta das 18h, os foliões lotaram o espaço e curtiram as atrações como Grag Queen, Dhi Ribeiro, Maria Vai Casoutras, bateria da escola de samba Capela Imperial, encontro de fanfarras, DJS e muitas performances drag.
Pela primeira vez em Brasília e no carnaval da cidade, a moradora de Nova Lima (MG) Moniele Dias, 29 anos, veio conhecer o bloco com os amigos. "Este é o segundo bloco que venho, e está muito animado", afirmou. Já os noivos Gabriel Santos e Rafaela Lima, ambos moradores de Ceilândia, curtem diversos carnavais juntos. "A gente veio neste (bloco) por ser mais seguro e deu pra aproveitar demais", relatou Rafaela.
Foi na chuva que o Bloco dos Raparigueiros desfilou, embalado por muita segurança, em clima diferenciado em relação ao do ano passado. Nas linhas de revista, com PMs destacados, desde o trajeto da Rodoviária do Plano Piloto até o local de concentração no Setor Bancário Norte, a varredura rendeu a apreensão de poucos objetos. Uma tesoura, uma faca e um aparelho eletrônico de choque.
"Não vi nada de violência. A revista, até com detectores de metal, me deixou bem mais seguro. Venho aos blocos, por gostar da bagunça — quero estar na muvuca, junto com a galera. Carnaval é ótimo, uma festa excelente", comentou o agitado folião Philipe Guimarães Araújo, 23 anos, desempregado e formado no ensino médio.
O cadeirante Philipe veio de ônibus da Estrutural para curtir no Raparigueiros. "Em relação à acessibilidade, não foi muito boa; passei alguns perrengues. No sábado, fui ao Bloco Baile da Piki, em Águas Claras. Nada me impede de aproveitar."
A animação da festa ficou por conta das bandas Batucada dos Raparigueiros e Imagem, além do DJ Daniel (da Candangolândia), que tocaram axé, sertanejo e brega. Acompanhando Philipe, Vinícius Ribeiro, 19, estudante de design de animação, levantava, de fato, uma bandeira especial: a do movimento LGBTQIA . "Vejo a oportunidade de ser mais eu. Dar visibilidade a quem sou, sem me esconder. Moro com minha família, que é evangélica, e aqui consigo me soltar", comentou o estudante, morador do Jardim Botânico.
Tranquilidade
Um balanço mais recente divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) traz um total de 43 ocorrências durante todo o dia de sábado até o início da manhã de ontem, das quais 37 estavam relacionadas a crimes de furtos, na maioria de celular, com 30 casos. Houve duas lesões corporais, mas sem gravidade. Ao todo o Detran registrou 27 autuações por alcoolemia ao volante
Premiação
Até 14 de fevereiro, a equipe do Correio Braziliense percorrerá as ruas da capital para premiar as melhores atrações do carnaval com o troféu CB Folia 2024. E os nossos leitores participarão do prêmio, votando no Melhor Bloco de Rua, além de poderem concorrer na categoria Melhor Fantasia.
Na edição deste ano, serão premiados ainda o Melhor Momento e a Melhor Fantasia Infantil. Você também pode enviar fotos da sua fantasia para concorrer. Para participar, é só preencher as informações no site do CB Folia e enviar uma foto do seu look carnavalesco.
Para se programar e aproveitar a folia da melhor forma, o CB Folia ainda preparou uma série de conteúdos especiais em parceria com a Clube FM. Tem agenda dos bloquinhos, matérias especiais sobre festas que fazem parte da história de Brasília e muita dica para os amantes das festas de carnaval.
Tem ainda os videocasts do CB no YouTube, com as principais tendências no carnaval deste ano, ideias de looks, maquiagem e de alimentação nos dias de festa. Os leitores ainda podem conferir mais detalhes sobre o carnaval brasiliense na edição do Divirta-se Mais, que está disponível para download.
Saiba Mais
-
Cidades DF Diversidade faz Baile da Piki brilhar no carnaval de Águas Claras
-
Cidades DF Vídeo: chuvas fazem capacidade da barragem do Descoberto passar do limite
-
Cidades DF Segundo dia de Carnarock abre alas para bandas autorais
-
Cidades DF Mais de 7 toneladas de lixo foram recolhidas no sábado de carnaval