Brilho, purpurina e muita animação! Essa é a atmosfera contagiante que envolve muitos foliões nesta época do ano, afinal, o Carnaval é sinônimo de alegria e festa. Além dessa empolgação, é crucial não negligenciar os cuidados com a hidratação corporal, manter a ingestão controlada de bebidas alcoólicas e priorizar o uso de protetor solar, especialmente se a celebração acontecer ao ar livre.
Da mesma forma que nos atentamos ao que bebemos ou comemos, avaliar minuciosamente o que vai aderir à nossa pele é fundamental, como maquiagem, que ajudarão a compor o look, como explica Camila Reis, dermatologista e professora do curso de Medicina da Faculdade Pitágoras.
"Entre os itens mais comuns que compõem as fantasias está o brilho, mas vale lembrar que nem todos são apropriados para aplicação na pele. Antes de adquirir um produto ou pegar emprestado de uma amiga, verifique se o fabricante é de laboratório confiável, a validade e se fará uso de acordo com a finalidade indicada na descrição", destaca.
Irritações, coceiras e infecções são alguns dos danos que podem sofrer a pele sob uso indiscriminado de cosméticos, além de queimaduras e até cegueira. Por isso, confira algumas dicas da dermatologista sobre o uso de brilhos e demais cosméticos na pele durante o Carnaval!
1. Onde encontrar
Papelaria não é loja de cosméticos. Logo, para enfeitar a pele e brilhar sem medo, adquira o produto em lojas indicadas para este fim.
2. De olho na validade
Utilizar maquiagens vencidas pode causar danos significativos à saúde, especialmente se você tiver algum tipo de dermatite ou doença dermatológica ainda não identificada. Portanto, lembre-se de que o tempo aqui é presente, então nada de glitter ou sombra de outros carnavais.
3. Pele limpa e protegida
Lavar bem o rosto e aplicar protetor solar é o primeiro passo para que a maquiagem dure e não cause danos à sua pele. Após a folia, a limpeza da região que recebeu os enfeites é indispensável também.
4. Incomodou, tirou
Sentiu arder ou coçar? Retire na mesma hora a aplicação feita na região afetada e lave bem com água corrente, se possível. Se a pele já deu o sinal, não insista.
5. Melhor passar longe
Queimaduras podem ocorrer no contato com sprays de espuma e alimentos cítricos, como picolés ou bebidas que contenham limão, caju ou tangerina, por exemplo.
Por Camila Souza Crepaldi
Saiba Mais