'Segundou' (15/1) com neblina no início do dia e céu aberto pela manhã, com sol e calor. No fim da tarde e início da noite, no entanto, a previsão é de pancadas de chuvas, acompanhadas de rajadas de ventos, trovoadas e raios, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Vale destacar que o Distrito Federal está sob alerta laranja, que indica risco alto para tempestades.
Típica do verão, a união entre altas temperaturas e umidade é responsável pela formação de uma área de instabilidade, que favorece a ocorrência de fortes chuvas, conforme explicou Deise Moraes, meteorologista do Inmet. A recomendação é monitorar as possíveis evoluções das condições meteorológicas e os alertas da Defesa Civil. Quem tiver interesse em receber alertas da subsecretaria precisa apenas enviar o CEP, por SMS, ao número 40199.
No DF, a temperatura mínima foi de 17ºC e a máxima pode chegar a 30ºC. Já a umidade fica em torno dos 50% e 100%. No Plano Piloto, os termômetros indicaram mínima 18ºC e a máxima pode atingir os 29ºC; a umidade fica entre 55% e 100%.
Alerta
A Defesa Civil do DF (DCDF) recomenda que, nesses casos, não se utilize equipamentos elétricos; evite tomar banho durante as pancadas de chuva; não se utilize o telefone caso esteja conectado à rede elétrica; evite a proximidade e o contato com materiais condutores de energia; mantenha-se sempre calçado; e, antes da tempestade, desligue todos os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas
Na rua, também valem alguns cuidados: procurar abrigo; não se expor à chuva; não se abrigar embaixo de árvores; evitar locais próximos à rede elétrica; e manter-se no interior do carro, local isolado e seguro.
Saiba Mais
-
Cidades DF Vídeo mostra momentos antes de polícia atirar em colega
-
Cidades DF O crime que marcou o DF: um ano da maior chacina do Centro-Oeste
-
Cidades DF Homem tenta matar mulher a facadas na Estrutural e acaba preso
-
Cidades DF PMDF: tragédia alerta para saúde mental de agentes
-
Cidades DF Falta de efetivo impacta na saúde mental e física da Polícia Militar
-
Cidades DF Soldado da polícia, morto após tiro na cabeça por sargento, iria se casar