A edição do Diário Oficial do Distrito Federal desta quarta-feira (10/1) traz o reconhecimento do e-sports como modalidade esportiva. De acordo com a Lei nº 7.390, de 9 de janeiro de 2024, proposta pelos deputados distritais João Cardoso e Eduardo Pedrosa e sancionada pela governadora em exercício Celina Leão, os profissionais praticantes são oficialmente reconhecidos como atletas.
A lei também criou o Dia do Esporte Eletrônico, em 27 de junho, data que entra para o calendário oficial de eventos do DF. O dia é uma homenagem ao lançamento do console Atari, que ocorreu em 1972, considerado um dos videogames de maior sucesso da história. As federações e entidades que, dentro de suas competências, ajudam a disseminar a prática do esporte eletrônico no DF ficam reconhecidas como fomentadoras da atividade esportiva.
A sanção foi assinada durante a entrega dos campos de grama sintética no Paranoá Parque nesta terça-feira (9/1), estimulando a promoção da prática do esporte eletrônico no DF, modalidade que está em crescimento no país. Todas as atividades que fazem uso de artefatos eletrônicos, com dois ou mais participantes em sistemas de disputa, são consideradas competições. A modalidade movimenta mais de US$227 bilhões em todo o mundo entre produção de jogos, vendas e competições.
*Com informações da Agência Brasília
Saiba Mais
-
Cidades DF Metrô-DF: circulação de trens é retomada após contenção do incêndio
-
Cidades DF Programa Jovem Candango fará mais 838 contratações na segunda-feira
-
Cidades DF Homem é preso por sequestro e cárcere privado de filho no Paranoá
-
Cidades DF Comboio do Cão usava distribuidoras para vender drogas e lavar dinheiro