Transporte público

Comissão da CLDF denunciou ao MPDFT irregularidades no Metrô do DF

Comissão de Transporte da Câmara Legislativa do DF, liderada pelo deputado distrital Max Maciel (PSol), denunciou ao MPDFT a ineficiência na prestação do serviço pelo Metrô

Diante do incêndio em vagões da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), em Águas Claras, na manhã desta sexta-feira (12/1), a Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana da Câmara Legislativa do DF (CLDF) chamou a atenção para as denúncias feitas em 2023 ao Ministério Público do DF e dos Territórios (MPDFT).

Além do MPDFT, a comissão enviou representações ao Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) para que os órgãos investigassem a ineficiência na prestação do serviço público de transporte na capital. Em 18 de dezembro de 2023, a equipe enviou uma representação ao MPDFT denunciando a ineficiência na prestação do serviço público de transporte.

Kayo Magalhães/CB/D.A Press -
Kayo Magalhães/CB/D.A Press -
Kayo Magalhães/CB/D.A Press -
Reprodução/Redes Sociais -

O documento aponta para um colapso do sistema e afirma que a má gestão só tem onerado os cofres públicos. Foi anexada à representação um dossiê com todo o trabalho realizado pela comissão em 2023, que contou com um relatório detalhado sobre a atual situação do Metrô-DF.

Tribunal de Contas do DF

Em outubro de 2023, a Comissão acionou o TCDF para apurar irregularidades no Metrô-DF. O grupo citou problemas relacionados à manutenção da rede metroviária e as frequentes interrupções do serviço, além de irregularidades na administração de pessoal do Metrô.

Para o presidente da Comissão de Transporte, deputado distrital Max Maciel (PSol), a população sofre há anos com o transporte público do DF em consequência do descaso e do desinteresse do governo. "O sistema não oferece qualidade e segurança aos usuários e eles ficam sem alternativas para garantir o seu direito ao transporte. Precisamos de alternativas viáveis e eficientes para evitar o colapso de todo o sistema de transporte do DF", alega o parlamentar.

Mais Lidas