Janeiro pareceu um mês infinito, eu sei. Os boletos se acumularam, o trabalho pareceu não ter fim e a sensação foi de viver 50 dias em cinco semanas. Se as preocupações de início de ano vão ter fim, é difícil dizer. Sobre o tempo, porém, por vezes tão imprevisível, há uma certeza: o brasiliense sentirá muito calor e vai enfrentar chuva intensas.
Na manhã desta quarta-feira (31/1), o dia amanheceu com névoa e céu nublado. Houve até quem se acomodasse em seus casacos, mas o calor logo chegou. E a previsão é de pancadas de chuva acompanhadas de rajadas de ventos e trovoadas, devido ao aquecimento do tempo no decorrer da tarde. A condição condiz com o alerta amarelo, que indica risco moderado para tempestades, com volume de até 50 mm.
A recomendação é monitorar as possíveis evoluções das condições meteorológicas e os alertas da Defesa Civil. Quem tiver interesse em receber alertas da subsecretaria precisa apenas enviar o CEP, por SMS, ao número 40199.
No Distrito Federal, a temperatura mínima foi de 17ºC, e a máxima pode chegar a 30ºC. Já a umidade fica em torno dos 45% e 100%. No Plano Piloto, os termômetros indicaram mínima, também, de 17ºC e a máxima pode atingir os 28ºC; a umidade fica entre 45% e 100%, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
"Na terça (30), já registramos chuvas intensas em Planaltina, SIA e Taguatinga, tendência que deve permanecer ao longo da semana. De toda forma, qualquer abertura de sol já traz maior sensação de calor", explicou Cleber Souza, meteorologista do Inmet.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br