Saúde

Celina Leão lança campanha que intensifica ações de combate à dengue

A governadora em exercício Celina Leão liderou o Dia D de combate à dengue, no P Sul. A ação contou com o lançamento da força-tarefa que intensifica as ações de vigilância e assistência

Celina Leão visita UBS 9, no P Sul, e lança força-tarefa em combate à dengue -  (crédito:  Geovana Albuquerque/Agência Brasília)
Celina Leão visita UBS 9, no P Sul, e lança força-tarefa em combate à dengue - (crédito: Geovana Albuquerque/Agência Brasília)

Devido ao crescimento de casos de dengue no DF desde dezembro de 2023, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem intensificado o combate à doença. Na manhã deste sábado (13/1), a governadora em exercício Celina Leão participou da campanha "Dia D de combate à dengue", na unidade básica de saúde (UBS) 9, no P Sul, região com maior índice da doença. O evento contou com o lançamento da força-tarefa que intensifica as ações de vigilância e assistência em busca da diminuição de casos da doença no DF.

Durante o dia, dez carros fumacê, uma das principais estratégias para reduzir a proliferação do mosquito transmissor da dengue, rodaram as ruas e quadras de Ceilândia, além de visitas às residências da área para fiscalização dos cuidados dos moradores em relação à doença, realizadas por agentes de saúde e bombeiros.

Celina Leão aproveitou a ocasião para pedir ajuda à população local. “Precisamos da colaboração das pessoas, pois 94% dos casos de dengue são detectados dentro das residências, então nós temos essa limitação. Nós contratamos 150 agentes de vigilância sanitária que poderão entrar nas casas, mas a própria população pode nos ajudar. São coisas simples, como não deixar água parada e não acumular lixo”, listou.

A governadora também esclareceu que as chuvas registradas no DF nos últimos dias têm alavancado o número de casos de dengue na última semana. “A chuva piora o quadro epidemiológico aqui do DF. Nós tivemos o pior índice de chuvas em muitos anos, então isso contribuiu para que nós tivéssemos esse aumento de mais de 200% nos casos de dengue. Uma coisa realmente afeta a outra, então o que nós podemos fazer é não deixar a água parada e, se necessário, chamar a vigilância sanitária, fazer a denúncia no 156 de lotes que estão com água parada, lotes aqueles que são privados e não conseguimos acessar. Eles também podem ser foco de dengue. É um trabalho grande que precisa ser feito por todos”, afirma Celina.

Algumas melhorias na área da saúde foram feitas para que o governo seja capaz de atender todos os casos da doença. Uma das mudanças anunciadas por Celina no evento foi a adaptação das UBS tipo 2* para o atendimento de pacientes de dengue. “As UBS tipo 2 foram adaptadas e, a partir de agora, 40% delas ficarão a pronta resposta para atender pessoas com dengue. Então dentro da própria UBS a população conseguirá fazer sorologia para descobrir se está com dengue ou não e até mesmo fazer a hidratação (no caso de diagnóstico positivo)”, divulgou a governadora.

A secretária de saúde Lucilene Florêncio também divulgou a ampliação dos horários de funcionamento das unidades de saúde. “A região oeste do DF, a partir do próximo fim de semana, terá UBS tipo 2 abertas aos domingos. Hoje, nós temos 60 unidades que abrem aos sábados pela manhã e 14 que abrem até as 22h”, destacou.

* As UBSs tipo 2 são as unidades de saúde que contam com duas equipes de atenção básica, contendo um número de profissionais compatível com, no mínimo, duas equipes de atenção básica.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 13/01/2024 18:29
x