A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), deve comparecer ao ato do 8/1 realizado nesta segunda-feira no Congresso Nacional, que vai relembrar os ataques há um ano às sedes do Poderes brasileiros.
O compromisso está marcado na agenda oficial da governadora em exercício em razão das férias do governador Ibaneis Rocha (MDB), que está nos Estados Unidos.
- Ato lembra mais duro ataque aos Poderes desde a ditadura
- Esplanada dos Ministérios está parcialmente fechada nesta segunda (8/1)
A partir das 15h desta segunda, o Salão Negro do Congresso Nacional receberá o ato "Democracia Inabalada" que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros do governo e do Supremo Tribunal Federal (STF).
A cerimônia tem como objetivo relembrar as ações de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro em que invadiram vários prédios localizados na Praça dos Três Poderes e promoveram uma destruição do patrimônio público incluindo presentes recebidos pelo Estado.
A solenidade irá lembrar o esforço de forças de segurança e das instituições para manter a ordem e a democracia. Além de Lula, estão previstos falas de Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, dos ministros Luís Roberto Barroso, presidente do STF, e Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Além disso, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) irá discursar representando os chefes dos Executivos estaduais. Não está previsto um discurso de Celina na solenidade.
Na manhã desta segunda, o presidente da Câmara, Arthur Lira, que estava entre os escolhidos para discursar no evento, cancelou participação em razão de "problemas de saúde na família", segundo informou sua assessoria.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br