Previsão do tempo

Chuva deve permanecer constante e com pouca força neste sábado (6/1)

Segundo meteorologista do Inmet, a chuva é esperada durante todo o dia na maior parte do DF

As temperaturas têm pouca amplitude, variando da mínima de 19°C a provável máxima de 27°C ao longo do dia -  (crédito: Ed Alves/CB)
As temperaturas têm pouca amplitude, variando da mínima de 19°C a provável máxima de 27°C ao longo do dia - (crédito: Ed Alves/CB)

O mês de janeiro no DF costuma ter características bem marcantes, a principal delas é a constância de chuvas. Independente da força, as chuvas permanecem molhando os jardins candangos ano após ano. Em 2024, não tem sido diferente e este sábado (6/1) é prova disso. O final de semana inicia com a tônica dos últimos dias: ameno e chuvoso.

As temperaturas têm pouca amplitude, variando da mínima de 19°C a provável máxima de 27°C. A umidade permanece alta o dia inteiro, tendo amanhecido a 95% com previsão de se manter na média dos 60% durante a maior parte do dia. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo o meteorologista Olívio Bahia do Inmet, apesar de chuva constante não há uma preocupação de que haja estragos. O aviso no site do Instituto é amarelo, inspira atenção, principalmente, às áreas mais vulneráveis e já afetadas por chuvas nos últimos dias. “A previsão não consegue afirmar que algum lugar em específico pode sofrer com as chuvas de hoje. Porém, o solo está úmido qualquer chuva mais forte em uma área mais atingida recentemente pode causar alagamento de ruas”, explica o especialista.

No entanto, Olívio destaca que essas chuvas são boas para o início de ano, visto que os últimos três meses de 2023 foram de menos chuvas que o esperado. “É um início de ano tranquilo, ainda mais se levarmos em conta em relação aos meses anteriores. O ano começou bem no que diz respeito ao assunto chuva”, afirma.

O meteorologista ainda destaca os reservatórios da cidade. O de Santa Maria se encontra com pouco mais de 42% de volume útil, enquanto o do Santo Antônio do Descoberto já ultrapassa 68%. O especialista lembra que em anos anteriores, ambos estavam com mais agua retida, mas que apenas o do descoberto subiu quase 10% nas últimas três semanas.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 06/01/2024 10:40 / atualizado em 06/01/2024 10:40
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação