Previsão do tempo

Tempo: penúltimo dia do ano será de nebulosidade e pancadas de chuva no DF

Capital está sob alerta amarelo para tempestades, rajadas de vento e trovoadas. Previsão é que essa tendência se mantenha para a virada do ano

Neste sábado (30/12), o dia amanheceu com céu nublado, chuvas em pontos isolados do Distrito Federal e frio. Pela manhã, foram registradas precipitações na Estação Meteorológica de Águas Emendadas, em Planaltina, com um acumulado parcial de 18mm.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para a capital, previsto até as 10h de domingo (31), que chama atenção para as tempestades, rajadas de vento e trovoadas. O volume de chuvas pode chegar a 30mm, e as ventanias podem atingir até 60km/h. Há, também, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamento e descargas elétricas.

No DF, a temperatura mínima foi de 19,7ºC, em Planaltina, e a máxima pode chegar a 32ºC. Já a umidade fica em torno dos 50% e 95%.

Especificamente no Plano Piloto, a temperatura mínima ficou em 20ºC e pode bater os 30ºC. A umidade máxima registrada será de 90% e a mínima pode chegar aos 45%.

Típicos do verão, a alta umidade e o calor contribuem para a instabilidade do tempo, resultando em momentos de céu mais aberto, porém, com muitas nuvens. Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, ressaltou que, em 2023, as chuvas do verão, que estavam previstas para começarem em outubro e novembro, estão irregulares e atrasadas. “Para a virada do ano, espera-se, também, céu entre nuvens e bastante chuva”, comentou.

Cuidados

A Defesa Civil do DF (DCDF) recomenda que, nesses casos, as pessoas não utilizem equipamentos elétricos; evitem tomar banho durante as pancadas de chuva; não usem o telefone caso esteja conectado à rede elétrica; evitem a proximidade e o contato com materiais condutores de energia; mantenham-se sempre calçado; e, antes da tempestade, desliguem todos os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas

Na rua, também valem alguns cuidados: procurar abrigo; não se expor à chuva; não se abrigar embaixo de árvores; evitar locais próximos à rede elétrica; e manter-se no interior do carro, que é um local isolado e seguro.

Mais Lidas