Operação

Traficantes ligados à segunda maior facção do Rio são presos em operação no DF

São cumpridos 32 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão na Vila Cauhy. Os alvos teriam ligação com o Terceiro Comando Puro (TCP)

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 11ª Delegacia de Polícia (Núcleo Bandeirante), cumpre, na manhã desta quinta-feira (21/12), 32 mandados de prisão contra traficantes vinculados à organização criminosa denominada Terceiro Comando Puro (TCP), facção oriunda do Rio de Janeiro e a segunda maior do estado. São cumpridos ainda outros 30 ordens judiciais de busca e apreensão nas residências dos alvos.

Minervino Júnior/CB/D.A.Press -
Minervino Júnior/CB/D.A.Press -

O Correio apurou que para a operação foram designados 180 policiais civis, entre agentes, delegados e escrivães. Os mandados são cumpridos na região da Vila Cauhy, no Núcleo Bandeirante, Candagolândia, Estrutural, Cruzeiro, Guará, Taguatinga, Riacho Fundo e Valparaíso de Goiás.

Até a última atualização dessa reportagem, 22 criminosos foram presos. As investigações, que começaram no final de 2022, identificaram que os principais traficantes da Vila Cauhy teriam se juntado à facção TCP. A intenção do grupo era dominar a venda de drogas na região e intimidar ainda mais a comunidade da área.

Durante toda a investigação, provas foram coletadas e dezenas de pessoas foram identificadas como envolvidas com o esquema criminoso da região. A operação Último Comando contou com apoio de diversas unidades da PCDF, como a Divisão de Apoio Logístico e Operacional (Dalop), a Divisão de Operações Especiais (DOE), a Coordenação de Repressão às Drogas (Cord), a Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri), além da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape).

TCP

A facção Terceiro Comando Puro foi fundada em 2002 e tem como principal rival o Comando Vermelho (CV). Voltada à prática de assassinatos, tráfico de drogas e assaltos, o TCP tem forte presença no Rio, no Espírito Santo e no Amazonas.

Mais Lidas