Congresso Nacional

Esplanada é fechada por causa de sabatina de Dino e Gonet nesta quarta

Esplanada dos Ministérios amanheceu fechada para manifestações, mas a sabatina, no Senado, dos indicados ao STF e à PGR também foi fator preponderante

A sabatina, no Senado, dos indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o Supremo Tribunal Federal (STF) e para a Procuradoria-Geral da República (PGR) — o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e o procurador geral-eleitoral interino, Paulo Gonet, respectivamente —, que ocorre na manhã desta quarta-feira (13/12), também foram motivos para o fechamento da Esplanada dos Ministérios. As vias S1 e N1, entre o Buraco do Tatu/L2 Sul e Norte e o 1º Grupamento de Bombeiro Militar, amanheceram fechadas para garantir a segurança e a organização de eventos e manifestações previstas para o dia.

“A reabertura das vias será feita após a dispersão do público, mediante avaliação de cenário por parte das autoridades de trânsito”, diz nota da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF).

Dentre os atos previstos para o dia há um contrário à indicação, e consequentemente à aprovação, da indicação de Dino para uma cadeira do STF, que está vaga desde a aposentadoria, no final de setembro, da ministra Rosa Weber. O ministro e Gonet são sabatinados no Senado desde às 9h e podem ter os nomes confirmados ou rejeitados.

A entrada de pedestres na Esplanada ocorrerá somente após revista pessoal, que será realizada em pontos estratégicos. A SSP-DF definiu uma lista de itens que não serão permitidos no local, a qual inclui objetos pontiagudos, garrafas de vidro, hastes de bandeiras e outros materiais que possam colocar em risco a segurança do público. O uso de drones no espaço aéreo local também está proibido.

*Estagiário sob supervisão de Thays Martins

Mais Lidas