Condenação

Jovem é condenado por tentativa de feminicídio contra ex-namorada, de 14 anos

Ele vai responder a 17 anos de reclusão em regime fechado. O crime ocorreu em 24 de março de 2023, quando João Marcos deferiu golpes de canivete na nuca da ex-namorada por não aceitar o fim de um relacionamento

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), por meio do Tribunal do Júri do Gama, condenou, nesta terça-feira (5/11), João Marcos Rodrigues Ribeiro, de 22 anos, pelos crimes de ameaça e tentativa de homicídio qualificado de dois adolescentes, uma de 15 e 14 anos, no Gama. Ele vai responder a 17 anos de reclusão em regime fechado. O crime ocorreu em 24 de março de 2023, quando o acusado desferiu golpes de canivete na nuca da ex-namorada por não aceitar o fim de um relacionamento.

Para o promotor de Justiça Lucas Salomé, o caso chama atenção pela idade dos envolvidos e pela possessividade do acusado. "Ele continuou perseguindo e ameaçando a adolescente, depois do término do namoro. Além disso, as consequências para as vítimas foram extremamente graves, pois o adolescente do sexo masculino já realizou várias cirurgias e perdeu o ano letivo por conta das agressões. E as duas vítimas sofreram sérios danos psicológicos”, disse a autoridade.

O crime

Na tarde do dia 24 de março de 2023, na Quadra 55, do Setor Central do Gama, João Marcos, na época com 21 anos, se aproximou das vítimas pelas costas e desferiu vários golpes de canivete na nuca e em outras regiões do corpo do adolescente de sexo masculino. Presenciando o ocorrido, um policial militar reagiu, sacou sua arma e ordenou que o réu se entregasse.

Em certo momento, o adolescente, mesmo ferido, conseguiu escapar, mas João Marcos atacou a menina que a acompanhava. Ela era sua ex-namorada e tinha 14 anos. O condenado tentou acertar a faca na menina, mas ela colocou a mão para se defender e acabou ferida no braço.

A autoridade policial ordenou que João Marcos se entregasse, o que foi não foi atendido. O acusado foi detido somente depois da chegada de outros policiais, que dispararam balas de borracha e, ao final, o prenderam. Logo após, as vítimas foram socorridas, enquanto o condenado foi conduzido à delegacia de polícia.

 

Mais Lidas