A estilista Martha Medeiros e a jornalista Eliane Trindade foram as convidadas do Podcast do Correio. Na apresentação do programa, Sibele Negromonte e Mariana Niederauer conversaram sobre a divulgação e o lançamento do livro Do sertão a Hollywood, que aconteceu na Livraria do Vila, no shopping Iguatemi. O evento contou com uma noite de autógrafos, e o livro está disponível para venda em livrarias e na Amazon.
A biografia foi escrita por Eliane Trindade e publicada pela Matrix Editora. A obra conta a história de Martha Medeiros, que saiu de sacoleira a uma das estilistas mais requisitadas entre as estrelas de Hollywood. Foram três anos para conceber a obra, dividida em 12 capítulos e um álbum de fotografias.
"A biografia é parte de uma narrativa em primeira pessoa, mas como Martha tem muitas histórias em paralelos, teve muita coisa para ser contada. O livro começa com um trabalho de reportagem sobre a vida dela, depois partimos para a construção da sua marca de luxo e, por fim, o futuro desse legado de Martha Medeiros. Essas são as três grandes partes da estrutura deste livro", contou Eliane.
Martha relata que a sua inspiração parte de todas as mulheres que a cercam. "Meu processo criativo são as mulheres que me inspiram. Todas as mulheres que conheço me inspiram, porque cada uma delas tem sua história. O que deixa meu processo criativo e a minha vida mais rica é a diferença de mulheres que convivo. Essa riqueza é o que demonstra que, no fundo, todas são muito parecidas", concluiu.
A personagem desenvolve um trabalho de inclusão social e produtiva, a partir da ação de patentear a renda de trabalhadoras de todo o sertão. Entre as muitas trajetórias de rendeiras do nordeste, a autora do livro demonstra um carinho especial pela história de como a estilista conseguiu costurar para o papa Francisco. "Ela vestir o papa e fazer um enxoval para ele, mostra a tenacidade dela em conseguir esses feitos e chegar onde ninguém imaginava que ela chegaria. Ter o papa como um garoto propaganda? Ela conseguiu esse feito e colocou um papa na Caras. Ela estava lançando (a marca) Marta Medeiros homem e a propaganda foi o papa. Isso foi muito engraçado", relatou a jornalista Eliane.
Durante a conversa, a estilista explicou que seu trabalho ultrapassou outros universos, como a venda de papel de parede nos Estados Unidos, a confecção de joias baseado nos estêncil de rendas na Suíça, além da venda de 30 mil pares de sapatos infantis na collab Klin e Casa Martha Medeiros. Ela conta, também, que o Magazine Luíza comprou 2 milhões de jogos de louça e que ter esse espaço nessa empresa foi um sucesso absurdo.
Atualmente, ela pretende montar uma instituição de ensino em São Miguel dos Milagres, em Alagoas: a "Escola de Arte da Casa Martha Medeiros", um grande projeto previsto para ser inaugurado em 2024, trazendo técnicas de costura e de renda.
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Mas não acaba por aí. Ao invés de diminuir o ritmo e ficar em Milagres, focada na escola de artes, ela conta que quer visitar todo o Brasil. "Eu quero ir às comunidades, inclusive de Brasília, às associações do Brasil inteiro e talvez até outras, como a gente está fazendo fora do país. Quero conhecer, principalmente, aquelas que tenham dificuldade e não deixar morrer aquela arte. Resgatar, trabalhar, trazer para dentro da escola e treinar novas pessoas. É isso que a gente quer agora", finaliza Martha.
Autora e personagem afirmam que parte dos direitos autorais e das vendas do livro serão destinado aos projetos sociais.
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*Estagiária sob a supervisão de Suzano Almeida