O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) promoveu, até o fim da tarde desta quinta-feira (7/12), o 6º Mutirão PopRuaJud DF, no Pavilhão do Parque da Cidade.
Saiba Mais
De acordo com o tribunal, o objetivo da iniciativa é oferecer à população em situação de rua atendimento prioritário e sem burocracia nos órgãos que compõem o sistema de Justiça, a fim de possibilitar o acesso à Justiça de modo célere, simplificado e efetivo.
No evento, foram fornecidos diversos serviços, como emissão de documentos como registro civil, CPF, título de eleitor, nada consta, carteira de trabalho digital (CTPS), Certificado de Reservista e certidões; consulta processual e redução a termo de demandas e conciliações; cadastros nos sistemas de assistência e benefícios do Governo Federal (CadÚnico e INSS); atendimentos relacionados a benefícios sociais e FGTS; serviços médicos, odontológicos, corte de cabelo entre outros.
Estiveram presentes no evento a vice-governadora do DF, Celina Leão, e os presidentes do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), Roberval Casemiro Belinati, e do TJDFT, Desembargador Cruz Macedo.
Na edição que ocorreu nesta quinta-feira, o TJDFT, junto a órgãos parceiros, receberam doações de roupas, sapatos, cobertores, produtos de higiene, além de itens voltados para celebração do Natal como panetones, chocotones e brinquedos. Toda a arrecadação será distribuída para as pessoas em situação de rua participantes do mutirão.
A última edição do Mutirão PopRuaJud DF alcançou a marca histórica de mais de três mil atendimentos, com o apoio de 22 órgãos parceiros e 70 voluntários. O desafio do planejamento atual é possibilitar a ampliação do atendimento de forma compatível com a demanda.