O Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) está prestes a lançar o sistema de peticionamento eletrônico chamado Harpia. O Harpia será voltado às Superintendências de Licenciamento Ambiental (Sulam) e de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água (Sucon) a fim de facilitar o desenvolvimento dos formulários do Instituto. Com o novo sistema, os interessados poderão fazer seus requerimentos da autarquia à Sulam e à Sucon a partir do celular ou do computador.
A partir de 1º de janeiro, o Harpia estará disponível para todos os usuários que queiram utilizar o serviço. O objetivo do projeto é trazer mais agilidade nos atendimentos feitos pelo órgão à população. “Nenhum demandante destes serviços precisará mais se deslocar até a sede da autarquia. Do conforto da sua casa, usando seu celular ou computador, ele poderá requerer, acompanhar, incluir documentos, informações e saber o resultado final da sua petição. Para isso, bastará acessar o Harpia. Estamos tornando mais ágil nosso atendimento à população do Distrito Federal”, destaca o presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer.
Na área de Unidades de Conservação (UC), o Harpia irá disponibilizar seis formulários diferentes para as solicitações de realização de eventos nos parques, autorizações de atividades voluntárias feitas na unidades, autorizações de pesquisas na UCS, criações de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPN), adesão ao Programa Adote uma Nascente e para visitas técnicas às UCs.
Todos os requerimentos, inclusive na área de licenciamento ambiental, terão diversas fases de processo. Nas áreas que envolvem diversas licenças, terão formulários no sistema. O solicitante poderá auxiliar nas análises e haverá um chat para discussão em tempo real. “Esta ferramenta low code dará condições para uma pessoa desenvolver um formulário sem, necessariamente, ter conhecimento avançado de programação e desenvolvimento”, afirma Alex Costa, chefe da Unidade de Gestão de Tecnologia da Informação (Ugin).
Sobre o acesso
A Ugin do Instituto explica que o cidadão poderá acessar o sistema com seu login Gov.br, plataforma de cadastro do Governo Federal. A unidade informa que ainda este mês o Instituto disponibilizará tutoriais, em vídeos e em PDF, de como usar o novo sistema no portal https://www.ibram.df.gov.br/.
O Brasília Ambiental também disponibilizará uma estação com computador e scanner na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), no Instituto, para que o cidadão que não tenha condições ou não queira acessar o Sistema de casa tenha acesso à ferramenta e às orientações de como usá-la.
As principais informações, inseridas pelos requerentes, serão integradas com o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e os servidores do Instituto farão suas análises conforme suas rotinas de trabalho.
*Estagiária sob a supervisão de Nahima Maciel